02/12/2023

Astrônomos descobrem sistema planetário em ressonância orbital

Cientistas da Universidade de Chicago, liderados por Rafael Luque, revelaram uma descoberta fascinante na Via Láctea: um sistema com seis planetas executando uma 'valsa orbital' sincronizada, segundo um estudo publicado na Nature.

Este fenômeno raro ocorre em torno da estrela HD110067, na constelação de Coma Berenices, a cerca de 100 anos-luz da Terra.

Os Sub-Netunos em sincronia

• Os planetas identificados no sistema são classificados como 'sub-netunos', sendo maiores que a Terra, mas menores que Netuno.
  • A sincronia orbital desses planetas oferece uma oportunidade única para estudar a formação e evolução planetária.
  • Os pesquisadores acreditam que este sistema pode ser crucial para compreender a origem dos sub-netunos, o tipo mais comum de planetas fora do nosso sistema solar.

Potencial para Vida e Estudo da Formação Planetária

• Os cientistas expressaram otimismo quanto à possibilidade de encontrar sinais de vida nas atmosferas desses planetas, já que eles orbitam uma estrela principal, similar ao nosso Sol.
  • Além disso, o sistema HD110067 se destaca por sua estabilidade desde a formação, não tendo sofrido o caos inicial típico de outros sistemas planetários.

Detalhes da ressonância orbital

• Através de dados dos satélites TESS (NASA) e Cheops (ESA), os astrônomos descobriram que os planetas estão em uma ressonância orbital há milhões de anos.
  • Essa configuração é rara: estima-se que apenas 1% dos sistemas planetários mantêm essa ressonância.
  • No sistema HD110067, o padrão orbital varia entre os planetas, com alguns completando três órbitas enquanto outros duas, até que se estabelece um padrão de velocidades relativas de 4:3 a partir do quarto planeta.

Implicações da descoberta

• Esta descoberta é significativa, pois sistemas planetários em ressonância são raros e oferecem insights valiosos sobre a dinâmica e história da formação planetária.
  • O sistema HD110067 serve como um modelo de referência para futuras pesquisas sobre a constituição e condições de planetas sub-netunos e suas possíveis capacidades de sustentar vida.

Com informações do Techtudo