Ciência & Tecnologia

Redação / Hugo Julião
11:36
29/01/2022

Nasa recriou em 4K o que os astronautas da Apollo 13 viram ao contornarem a Lua; veja o vídeo

Apesar de não conseguirem andar em sua superfície, os astronautas da Apollo 13 ainda puderam visitar a Lua a uma distância de 254 quilômetros.

Agora, você ver exatamente o que aqueles astronautas viram ao redor da Lua, graças a uma impressionante visualização que a Nasa lançou em 4K.

Para quem não assistiu ao filme Apollo 13, é bom saber o que aconteceu.

Dois dias depois de decolar, em 11 de abril de 1970, uma explosão danificou um tanque de oxigênio no módulo de serviço da nave espacial e a missão de pousar na Lua teve que ser abortada.

Por esse motivo, a missão mudou de explorar a Lua para trazer os três astronautas em segurança de volta à Terra.

No entanto, a sonda não podia simplesmente ser lançada ao contrário ou imediatamente revertida. O melhor plano para um retorno seguro era uma viagem ao redor da Lua.

Embora incluísse oito minutos na escuridão total do outro lado dela, os astronautas da Apollo 13 ainda conseguiram ter vistas espetaculares da superfície lunar antes de serem atirados de volta à Terra.

A espaçonave Apollo 13 foi lançada com 12 câmeras de filme e televisão a bordo, mas a qualidade era bem ruim.

Nas comemorações do 50º aniversário da Apollo 13, em 2020, a Nasa usou dados capturados pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, que digitaliza e cria mapas 3D detalhados da superfície da Lua desde 2009.

Foi dessa forma que a agência pode recriar as vistas deslumbrantes da Lua como elas teriam sido vistas pelos três astronautas enquanto trabalhavam para retornar com segurança à Terra.

Veja abaixo o vídeo da Nasa:

Não é em tempo real, mas é impressionante. Principalmente quando a Terra finalmente se revela e emerge por trás da Lua.

Foi nesse momento, depois de ficarem por oito minutos na escuridão do outro lado da Lua, que os astronautas puderam finalmente restabelecer as comunicações com o controle da missão e retornar à Terra.

LEIA TAMBÉM

Empresa de implantes cerebrais de Elon Musk avança em direção a testes em humanos

Segundo Musk, a Neuralink está desenvolvendo um implante cerebral que se destina a tratar distúrbios neurológicos, como a paralisia. 

--------------------

Compartilhe