01/12/2023

Peixe bizarro das profundezas que nada de cabeça para baixo surpreende cientistas

Uma recente descoberta no mundo marinho tem causado espanto na comunidade científica: uma espécie de tamboril que nada de ponta-cabeça durante toda a sua vida.

Este comportamento peculiar foi detalhado em um estudo liderado por Andrew L. Stewart, do Museu da Nova Zelândia, e publicado no Journal of Fish Biology.

Tamboril usa um apêndice para atrair presas e devorá-las / Reprodução/Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology

Características únicas do tamboril-nariz-chicote

• O tamboril-nariz-chicote se destaca por possuir um apêndice longo, usado para atrair e capturar suas presas, como peixes e lulas. Surpreendentemente, o tamanho dessa "vara de pescar" pode ser até quatro vezes o comprimento do corpo do peixe.
  • Além disso, na ponta do apêndice, existem bactérias luminescentes, que facilitam a atração de presas na escuridão do habitat abissal.

Diferenças entre os sexos

• Uma curiosidade sobre essa espécie é que apenas as fêmeas apresentam as características notáveis, como o longo apêndice.
  • Os machos, em contrapartida, são bastante pequenos e possuem um corpo mais comum.

Desafios na pesquisa de animais abissais

• Este estudo realça as dificuldades enfrentadas pelos cientistas ao estudar animais que vivem nas profundezas oceânicas.
  • Por muitos anos, acreditava-se que esses peixes nadavam com a cabeça voltada para cima, mas observações recentes revelaram um comportamento muito mais incomum.

Confirmação do comportamento inusitado

• A primeira evidência do nado de cabeça para baixo do tamboril-nariz-chicote surgiu em 1999, com um vídeo capturado perto do Havaí.
  • No entanto, somente com um vídeo recente, gravado no Japão, os pesquisadores puderam confirmar que esse comportamento não é apenas uma anomalia, mas sim uma característica comum da espécie.

Veja o vídeo:

Com informações do R7