Economia & Negócios

Assessoria
17:03
18/01/2022

Ações da câmara do jovem empresário da Fecomércio-se irão estimular o ambiente de negócios do estado

A Câmara do Jovem Empresário da Fecomércio-SE realizou, na sexta-feira (14), uma reunião na sede da federação para planejar a retomada das ações para este ano de 2022.

A conversa foi conduzida pelo coordenador da câmara, Albérico Júnior, e contou com a participação dos líderes e integrantes dos comitês de trabalho da câmara e do superintendente do Sebrae-SE, Paulo do Eirado.

Por meio da execução desse plano, o ambiente de negócios sergipano deve ser estimulado, o que deve criar um cenário de empreendedorismo mais favorável para o segmento empresarial.

Paulo do Eirado

O diretor superintendente do Sebrae-SE, Paulo do Eirado, participou da reunião e explicou como a entidade pode contribuir para o desenvolvimento das ações planejadas pela câmara. 

A Câmara está muito focada, de maneira muito assertiva, para as propostas de desenvolvimento econômico e social para Sergipe.

Tudo que trouxeram como orientação e diretriz, casa com a missão do Sebrae, casa com os projetos que o Sebrae já tem, de forma que não haverá dificuldade nenhuma para que o Sebrae possa fomentar e estar participando diretamente para que essas ideias se tornem realidade”. 


VEJA TAMBÉM

Últimos dias para se inscrever no concurso do IBGE

Cerca de 78 milhões de residências brasileiras devem receber, a partir do dia 1º de agosto, a visita de um agente recenseador do IBGE.

--------------------

As ações da Câmara estão sendo elaboradas através de três focos de atuação, que vai ser desenvolvido por três comitês de trabalho.

Para o desenvolvimento de projetos e a desburocratização de processos legais, foi criado o comitê de políticas públicas.

Devido às transformações digitais, a Câmara também planeja formar mão de obra capacitada para trabalhar com mídias digitais, área que oferece muitas oportunidades.

Para isso, foi criado o comitê de fomento ao empreendedorismo.

A última das três principais ações da Câmara é direcionada ao turismo, e está sendo liderada pelo comitê de turismo.

O desejo da Câmara de Jovem Empresários é trazer uma identidade turísticas para Sergipe, por meio de locais desconhecidos do público geral. 


LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Aracaju inicia período de matrícula para alunos novos nesta quarta-feira (19)

Mais de 10 mil vagas serão disponibilizadas para esse público, entre as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

--------------------

Os micro e pequenos empresários são os principais alvos dessas iniciativas que estão sendo desenvolvidas.

O coordenador da Câmara do Jovem Empresário da Fecomércio-SE, Albérico Júnior, ressaltou o papel da câmara para esse perfil de empresário que é maioria no ambiente de negócios.

As ações desenvolvidas nos comitês, fomento ao empreendedorismo, turismo e políticas públicas, estão direcionadas para o micro e pequeno empresário.

A ação de desburocratização, que é você abrir a sua empresa, ter o CNPJ e abrir as portas, que no momento é um processo muito burocrático, vai beneficiar o pequeno, que está abrindo agora e que iria quebrar antes de se regularizar.

Todos os três projetos irão impactar no sentido geral os micro e pequenos empresários”. 

Paulo do Eirado, Gabriel Reis e Albérico Júnior

O superintendente do Sebrae-SE, Paulo do Eirado, destacou a importância de projetos com esse tipo de viés. 

A microempresa tem demonstrado, especialmente nessa crise atual, que é a grande força de trabalho, tanto na geração de emprego, como também na resposta para sair da crise.

Ela é bem mais ágil, é bem mais rápida.

No caso particular de Sergipe, estamos a 16 meses consecutivos, com geração positiva de empregos dentro das pequenas e microempresas, isso é um fator bastante positivo, uma notícia boa, principalmente quando estamos vivendo um momento tão delicado com essa pandemia”. 

A ocasião também contou com a participação de Gabriel Reis, jovem empresário que iniciou sua trajetória profissional com o projeto Lead (Laboratório de Educação e Aprendizagem Digital do Centro de Excelência Atheneu Sergipense).

O projeto foi desenvolvido pelo colégio Atheneu e que tem o intuito de levar qualificação digital para estudantes de ensino médio, por meio da plataforma Alura.

Compartilhe