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26 de Outubro de 2020

Icone show economia negociosEconomia & Negócios

Edição: Hugo Julião
12:09
23/07/2020

Com inteligência artificial, Renner quer "prever" venda de produtos

A rede de varejo de moda Renner está utilizando a inteligência artificial (IA) para tornar mais eficiente a venda de produtos em suas lojas.

Mesmo que aplicada ainda de forma discreta, a empresa diz já enxergar resultados animadores do uso da tecnologia: as lojas em que o sistema de IA foi implementado em 2019 experimentaram um aumento de 12% nas vendas e tiveram uma redução de 18% no estoque.

"A IA permite uma distribuição mais clara e precisa de produtos e cria sustentabilidade na cadeia produtiva," diz Henry Costa, diretor de produtos da Renner.

Usando dados como histórico de vendas, conjuntura econômica e até mesmo clima na região de cada loja, a IA pode distribuir os produtos de forma mais eficiente, garantindo melhor planejamento e menos desperdício na produção e transporte de produtos.

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Segundo o diretor, um dos grandes problemas quando se planeja o estoque de uma loja são as combinações possíveis que um único modelo de roupa pode criar.

Uma camisa disponível em três cores e cinco tamanhos, por exemplo, tem 15 combinações diferentes (ou "SKUs") disponíveis para compra.

A quantidade imensa de combinações de todos os produtos criou uma dor de cabeça para a própria inteligência artificial. Não havia computadores suficientes para calcular todas as permutações. Foi necessário comprar mais.

Com o problema resolvido, a empresa conseguiu melhorar o chamado "nível de serviço", que é o índice de disponibilidade de venda de produtos com a cor e o tamanho específico que o cliente quer.

 

No segundo semestre de 2019, o nível de serviço das lojas subiu de 78% para 93%.

Ou seja, antes 1 a cada 5 clientes não encontrava o produto que queria no tamanho ou cor certos. Agora, esse número caiu para 1 a cada 10. Até 2021, a Renner quer alcançar um índice de 97%.

Em 2020, a meta é que 17% do sortimento de mercadorias da rede de varejo seja organizado pela IA.

Com isso, espera-se uma alta de 5% nas vendas e um estoque 10% menor.

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