• F9fb45c18d8bfc00
  • 117370fc98312d4c
  • 5b7ad8a92a7264b8
25 de Outubro de 2020

Icone show economia negociosEconomia & Negócios

Edição: Hugo Julião
19:48
20/07/2020

Daniela Cachich, da Pepsoco Foods, explica como é o bom marketing social: “Consistente e coerente”

Vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods Brasil desde novembro de 2016, ela foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes em 2020.

Essas são algumas das qualificações de Daniela Cachich, que participou de conversa ao vivo com Antonio Camarotti, CEO e publisher da Forbes Brasil, no Instagram da revista.

Na conversa, Daniela revelou como avalia seu impacto na vida de outras mulheres e falou sobre marketing inclusivo.

Mesmo sendo tão amplamente reconhecida por sua competência e trabalho duro, Daniela sabe da luta das mulheres pelo reconhecimento no mercado e que deve ser um exemplo para as próximas gerações de mulheres e homens:

“Eu olhava para cargos de alta liderança e não via mulheres. Elas precisam de referências, precisam ver que outras mulheres chegaram nessas posições, senão é muito difícil acreditar que você também pode”, falou.

Ee2baf9b2d9910a8

A executiva também ressaltou a importância de trabalhar em um grupo que valoriza a participação feminina em posições de comando.

Ela afirmou que, atualmente, 44% de todos os cargos de chefia são preenchidos por mulheres na PepsiCo.

Pensando nos desafios femininos, Daniela contou sobre o impacto do marketing em uma campanha que realizou em 2005, quando trabalhava na Unilever.

Na época, a indústria de beleza e cosméticos buscava retratar as mulheres como um modelo de beleza inatingível, com muitas edições gráficas em seu material propagandístico.

Para romper com essa lógica de marketing, ela precisou convencer a administração do grupo a tomar um caminho diferente do que o resto do mundo estava produzindo.

As campanhas que seguiram esse processo buscavam mostrar a beleza em cada mulher, como a “Campanha da Real Beleza” da marca Dove.

 

Comercial Dove Retratos da Real Beleza | Você é mais bonita do que pensa

Depois disso e por decisão própria, Daniela Cachich entrou para a equipe da Heineken, outra empresa inserida em um mercado que, segundo ela, era masculino e machista. 

Ela afirmou que, em sua visão, o marketing de propósito precisa gerar resultados: “não se pode partir para uma linha de filantropia.

É preciso conhecer claramente o seu consumidor e entender que as pessoas estão preparadas para uma discussão mais inteligente”.

Fã de futebol, a executiva conseguiu promover uma grande mudança no estilo do marketing da Heineken.

Tirando o foco do corpo da mulher e mostrando que o público feminino também pode gostar de cerveja e futebol, Daniela atingiu resultados expressivos pela empresa, que ganhou muito espaço no mercado brasileiro.

 

Comercial Heineken 2016 - Mulheres também curte futebol [Champions League]

Quando o assunto é marketing inclusivo em sua atual empresa, a Pepsico Food Brasil, Daniela falou do que considera o mais importante:

“Tem de ser um trabalho de consistência e coerência”. Para ela, a Pepsi conta com uma agenda de diversidade e inclusão “excepcional”, e foi exatamente essa a razão para que a empresa não deixasse passar em branco o dia do Orgulho LGBTQIA+, realizando um grande evento virtual em 14 de junho.

Além do marketing inclusivo mantido durante a quarentena, a Pepsico também tomou outras atitudes para contribuir com a população em um momento economicamente delicado: contratou mais funcionários temporários, adiantamento de salários e benefícios, manutenção de salários a todos os colaboradores, entre outras.

 

Daniela avaliou todas as medidas:

“Está no DNA da companhia, são os valores do grupo. Esses valores são muito claros, é sobre pessoas e como causar impacto positivo para todos, tanto dentro, como fora da Pepsico. Estamos em um ramo do comércio que é essencial, mas precisamos proteger nosso pessoal.”

Em um momento como o que o mundo está vivendo, a convidada explicou como entende o papel dos tomadores de decisão em grandes empresa: “Progress over perfection” (progresso acima da perfeição).

Segundo ela, o modo de consumir mudou e as tecnologias avançaram rapidamente para dar suporte a isso.

“Tivemos que aprender a tomar decisões com muito menos informação do que tínhamos. Tentamos entender o comportamento dos consumidores semanalmente”, explicou.

Fonte: Forbes

711713b34b87b414

MAIS NOTÍCIAS

Vacina de Oxford é segura e induz imunidade, dizem cientistas após testes

Pesquisa Setur/Bahia: pandemia fechou 85% das empresas de turismo no estado​

Ambulantes oficiais de SP voltam a trabalhar nesta segunda-feira

Disney se junta ao boicote contra o Facebook e Instagram

Grupo de "sovinas" liderados pela Holanda quase enterra cúpula da União Europeia

BNDES lança plano de estímulo à aposentadoria

Redução de voos durante pandemia levou a previsões do tempo menos precisas

Estudo projeta redução de áreas de produção de arroz e feijão

Editorial da Folha de São Paulo: JUSTIÇA SEM CENSURA

Barcelona retoma quarentena após novos contágios

Forte suspeita de fogo posto na catedral de Nantes; veja reportagem da Euronews

Astrônomos encontram buraco negro 19 milhões de vezes maior que Sol

EUA: Departamento de Justiça executa 3º prisioneiro em 1 semana após hiato de 17 anos

Grande incêndio toma conta de catedral de Nantes, na França; veja vídeos

Estes são os novos emojis que chegarão neste ano no Android e iOS

OMS: coronavírus se estabilizou no Brasil, mas ainda não há queda sustentada

Turismo pós-pandemia em Salvador: agência baiana aposta na ‘saudade’ para retomada 

Coreia do Sul aprova teste de remédio de anticorpos contra covid-19

Google lança tradutor de hieróglifos baseado em inteligência artificial

São Paulo: mercado imobiliário aponta melhora nas vendas e fala em retomada em ‘V’

O sol como você nunca viu: imagens são as mais próximas obtidas da estrela

Câmara aprova auxílio de R$ 600 para atletas e profissionais do esporte

IBGE: pandemia fecha 39,4% das empresas que suspenderam atividades; veja pesquisa

Reino Unido, EUA e Canadá acusam Rússia de tentar roubar dados da vacina para Covid-19​

Decreto proíbe queimadas em todo o Brasil por 120 dias

Competição: 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo para startups

Senado aprova MP sobre reembolso e remarcação de voos

Startup japonesa cria máscara inteligente que traduz até 8 idiomas

Brasil deve encolher e deverá ter só 165 milhões de habitantes até o fim do século

Jornais de avião indiano que caiu em 1966 'reaparecem' nos alpes franceses

Fase 1 de testes mostra que vacina para coronavírus é segura e induz resposta imunológica

Justiça de São Paulo declara falência da Avianca Brasil

Dinamarca abre o 1º Museu da Felicidade do mundo

Deficiência em proteína pode estar por trás de casos graves de Covid-19

Luan Santana demite funcionários por conta da crise em meio à pandemia

Suprema Corte dos EUA permite retomada de execuções federais​

Nova gasolina se torna obrigatória em agosto e deve ser mais cara

Aproximando Distâncias: projeto da Gol objetiva valorizar a cultura; vale a pena conhecer, veja vídeo

Fome afeta 690 milhões, equivalente a 8,9% da população mundial, segundo relatório da ONU

Governo zera tarifas de 34 medicamentos usados no combate à covid-19

Pandemia faz venda de comestíveis de maconha dispararem nos Estados Unidos

3 tipos de lojas de varejo que sobreviverão às mudanças do mundo pós-pandemia

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos

Para ONU e OEA, projeto de fake news contraria acordos

Papa Francisco está "muito aflito" com a conversão da basílica de Santa Sofia em mesquita

Estadão e StartSe realizam curso gratuito de empreendedorismo

‘Lua dos Cervos’ retratada em fotos espetaculares

Roberto Cabrini: médica Nise, que defende o uso da hidroxicloroquina, é suspensa de hospital; veja vídeo

Turismo no pós-covida: viagens curtas e em família, simplicidade e o fim do materialismo

Pânico em Washington: míssil apocalíptico chinês pode atingir EUA em apenas 30 minutos

Mudança na lei deve atrair China e França para negócios de água no Brasil

Sudão criminaliza mutilação genital feminina

Prova de vida de aposentados e pensionistas é suspensa até setembro

Estudo com 17 milhões de pessoas confirma grupos de risco da Covid-19

Confiança da indústria mantém recuperação, revela CNI

Escola do YouTube? Rede terá curso online para quem quer produzir conteúdo

Catedral de Notre-Dame de Paris deve ser reconstruída de forma idêntica

CBF publica calendário revisado da temporada 2020

Ar-condicionado portátil e vestível da Sony chega ao mercado

ONU ALERTA: pandemia pode ampliar fome e jogar 49 milhões na pobreza extrema

Influenciadores acima dos 50 anos mostram que não há idade para se reinventar

Coronavírus: por que o Brasil não realiza testagem em massa?

Iniciativas solidárias ajudam comunidades que viviam do turismo


Moderna relata avanços em estudos de vacina contra covid-19 e já fala em fase 3

Renault oficializa volta de Fernando Alonso à Fórmula 1 em 2021

Segundo relator da ONU, PL das fake news avança rápido sem considerar privacidade​

As 10 profissões mais procuradas do mundo​

58% dos brasileiros estão preocupados em perder o emprego

Aos 61 anos, Madonna posa seminua no banheiro de sua mansão

PF realiza operação para apurar suspeita de corrupção no Hospital de Campanha de Aracaju

Caso suspeito de peste bubônica é registrado na China, após surto ser reportado na Mongólia

Frida Kahlo: a história de vida da pintora representada em 6 imagens

'Bêbados não cumprem distanciamento social', diz associação policial após bares reabrirem na Inglaterra​

Mercado passa a ver contração de mais de 8% da indústria este ano

Ameba 'comedora de cérebro': caso de infecção na Flórida gera alerta nos EUA​

Mundo paralelo criado pelo artista 3D Paul Milinski é um refúgio de serenidade; veja

ONU diz que 57,6 milhões de africanos estão em situação crítica de alimentos​

Catedral reabre com Jesus negro em pintura de Última Ceia no Reino Unido​