Destinos das regiões Sudeste e Sul lideram a lista dos principais destinos para o período de férias
Crédito: Arquivo MTur
Um dos principais meios de transporte do país, os ônibus interestaduais/intermunicipais devem transportar mais de 4 milhões de passageiros durante as férias de julho.
Os dados são de algumas das principais entidades e marketplace do setor no país.
Historicamente, o período é o mês com o maior número de passageiros transportados, superando dezembro e janeiro.
Destinos da região Sudeste e Sul (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte) seguem recebendo grande parte dos interessados em viagens no mês de julho.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ressalta a importância do setor rodoviário para o turismo.
"É um modal importante que movimenta muito a cadeia produtiva do turismo.
As estradas têm se transformado em rotas de descoberta.
É um modal importante para movimentar nossos destinos locais, gerando emprego e renda”, disse.
• Questionada pelo Ministério do Turismo, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) estimou a movimentação de 4 milhões de passageiros entre as empresas credenciadas à entidade.
O quantitativo deve superar o registrado no pré-pandemia (julho/19), quando foram transportadas 3,7 milhões de pessoas. O número também é maior que o dos últimos dois anos, quando 2,5 milhões viajaram em 2021 e 3,9 milhões, em 2022.
• Já a ClickBus, um dos maiores marketplace de passagens rodoviárias do país, espera um número entre 6,5 milhões e 7,5 milhões de passagens vendidas no mês de julho.
Segundo a empresa, as buscas por passagens para o período já estão 94% superiores se comparado com 2019, último período de férias sem o impacto da pandemia no setor.
• A Buser, plataforma de intermediação de viagens rodoviárias, deve transportar cerca de 400 mil passageiros no mês de julho, um volume 10 vezes maior do que o registrado em julho de 2019, antes da pandemia.
A previsão também representa um aumento de 20% no comparativo com junho deste ano, e fica acima do total transportado em fevereiro, mês do Carnaval.
Entre as principais rotas da startup estão as capitais do Sudeste do país.
Com informações do Ministério do Turismo