Notícias

Edição: Hugo Julião
17:20
12/10/2020

Americanos ganham Nobel de Economia por teoria de leilões

Os norte-americanos Paul Milgrom, de 72 anos, e Robert Wilson, 83, professores na Universidade Stanford, foram premiados nesta segunda-feira (12) com o Nobel de Economia de 2020 por seus trabalhos na melhoria da teoria e invenções de novos formatos de leilões.

Paul Milgrom e Robert Wilson (Foto: Reprodução/Twitter/Universidade de Stanford)

O anúncio foi feito pela Real Academia de Ciências da Suécia em comunicado, e a premiação ocorreu porque os "vencedores deste ano estudaram como funcionam os leilões", além de "usaram seus insights para criar um novo leilão e formatos para bens e serviços que são difíceis de vender de uma forma tradicional, como frequências de rádio".

"Suas descobertas beneficiaram vendedores, compradores e contribuintes de todo o mundo. Os leilões estão por toda a parte e afetam o nosso dia a dia", acrescenta a nota.

Universidade Stanford, em Palo Alto, Califórnia (EUA)

Os estudos de Milgrom e Wilson mostraram "que ofertas feitas de forma racionais tendem a ser abaixo da melhor expectativa sobre o valor comum", por causa da preocupação com a chamada "maldição do vencedor", ou seja, "pagar mais e ter prejuízo".

Milgrom é de Detroit, no estado de Michigan, e tem doutorado pela Universidade Stanford, onde atua como professor.

Já Wilson é de Geneva, no Nebraska, e tem doutorado pela Universidade Harvard. Ele leciona também em Stanford.

Os dois dividirão um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$6,3 milhões).

Fonte: Ansa

Compartilhe