Notícias

Edição: Hugo Julião
05:13
11/10/2020

Carlos Acutis, jovem influenciador digital, é beatificado pela Igreja Católica

Em cerimônia solene em Assis, no centro da Itália, a Igreja Católica beatificou neste sábado (10) o jovem italiano Carlos Acutis, um gênio da computação, que se tornará o primeiro "influencer" em questões religiosas a chegar aos altares.

Acutis, que morreu aos 15 anos em 2006 de leucemia e cujo corpo ainda está "intacto" com seus jeans e tênis, é considerado pelo papa Francisco um jovem "brilhante" e "criativo", um exemplo para as novas gerações.

"É verdade que o mundo digital pode expô-lo ao risco do retraimento, do isolamento ou do prazer vazio.

Mas não podemos esquecer que neste ambiente há jovens que também são criativos e, às vezes, brilhantes", escreveu o papa argentino, dando como exemplo Carlos Acutis.

O portal oficial da Santa Sé, Vaticano News, descreve o jovem como "um garoto normal, bonito e popular", uma espécie de "palhaço natural" que fazia rir seus colegas e professores.

"Todos os homens nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias, não deixem isso acontecer com vocês!", recomendou à sua geração Acutis, que conseguia alcançar milhares de pessoas em todo o mundo com sua linguagem jovem e fresca.

O beato, que amava jogar futebol, videogame, Nutella e sorvete, dedicou boa parte de sua vida ao catecismo virtual e à criação de redes cibernéticas para conectar mais de 10 mil paróquias.

Seus escritos online, com conteúdo religioso, inspiraram até o papa argentino que, em um texto, exortou os jovens a evitar considerar Deus como "um disco rígido".

Esta foi a fórmula lida pelo cardeal Vallini, que presidiu à missa de beatificação de Carlos Acutis: “Concedemos que o Venerável Servo de Deus Carlos Acutis, leigo, que, com o entusiasmo da juventude cultivou amizade com o Senhor Jesus, a partir de agora seja chamado Beato e que seja celebrado todos os anos em 12 de outubro, dia de seu nascimento ao céu”.

-----------------------------

Nascido em Londres em 1991, Carlos Acutis morreu em Monza (região de Milão) em 12 de outubro de 2006.

Ele foi declarado "venerável" em 5 de julho de 2018 e quase um ano depois seus restos mortais foram transferidos para Assis.

A Igreja reconheceu que intercedeu em um milagre, a inexplicável recuperação em 2013 de um menino brasileiro, o que abriu o caminho para a beatificação, o primeiro passo para se tornar um santo, para o qual são necessários dois milagres.

A cerimônia de beatificação, que teve de ser adiada devido à epidemia de coronavírus, foi realizada em Assis, na cidade de São Francisco, e transmitida por streaming para todo o mundo.

Fanático pela Internet e motivado por uma fé intensa, o jovem criou uma página sobre a fé e os milagres eucarísticos.

Sua mãe, Antonia Salzano, contou ao site do Vaticano que o jovem, "com um computador relativamente obsoleto, conseguiu alcançar milhares de pessoas em todos os continentes" graças à sua personalidade e à forma como comunicava a sua fé

O bispo de Assis, Domenico Sorrentino, afirma que o novo beato exerce hoje "uma atração semelhante" à de São Francisco de Assis em seu tempo.

"Em Assis estamos acostumados ao encanto de São Francisco, que atrai milhões de visitantes e muitos devotos.

Mas que um menino que morreu aos quinze anos em 2006 já seja tão influente é algo que só pode ser explicado por motivos sobrenaturais.

A atração que Carlos exerce se parece, de certa forma, com a que Francisco de Assis exerceu", assegurou o sacerdote à mídia.

Com informações AFP/Vatican News

Compartilhe