Notícias

Edição: Marcel Azuma
10:42
04/05/2022

Lula critica Biden, ONU e Zelensky em entrevista à Time

Nesta quarta-feira (4), a Time divulgou a capa da próxima edição da revista estampada pelo ex-presidente Lula.

A edição será publicada na semana de 23 a 30 de maio e o classifica como “o presidente mais popular do Brasil”.

Na entrevista, Lula falou mal do governo Bolsonaro, comentou sobre racismo no Brasil e também fez críticas aos presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Disse que o ucraniano “procurou a guerra”e que a ONU “não representa mais nada”.

No entanto, na semana passada, o petista tinha comemorado um parecer de uma comissão da ONU que disse que Sérgio Moro foi “parcial” no julgamento do ex-presidente.

O artigo da Time fala em “arcos dramáticos” da história de Lula.

Cita “jornada do herói” da infância na pobreza, passando pelo envolvimento no movimento sindical até se tornar presidente.

Também menciona “tragédia” ao falar sobre sua prisão, quando ele foi obrigado a “assistir de fora” enquanto “rivais desmantelavam seu legado”.


LEIA TAMBÉM

Lira indica que poderia votar urgência de projeto que anistia Silveira, diz revista

Segundo a revista Crusoé, Lira teria que poderia colocar em votação a urgência do projeto se os aliados de Silveira conseguissem pelo menos 257 assinaturas de deputados a favor da antecipação da votação.

-----------------------

Leia trechos da entrevista:

política – “Eu nunca desisti”;

eleições – “Só estou concorrendo porque posso fazer melhor do que antes”;

Rússia x Ucrânia – “A guerra não é solução”;

sanções – “Vamos ter que pagar a conta por causa da guerra na Ucrânia. Argentina, Bolívia também terão que pagar. Você não está punindo Putin. Você está punindo muitos países diferentes, você está punindo a humanidade”;

ONU – “A ONU de hoje não representa mais nada. A ONU de hoje não é levada a sério pelos governantes. Porque cada um toma decisão sem respeitar a ONU […] Então é preciso que a gente reconstrua a ONU, coloque mais países, envolva mais pessoas”;

Zelensky – “Vejo o presidente da Ucrânia, falando na televisão, sendo aplaudido, sendo ovacionado por todos os parlamentares [europeus]. Esse cara é tão responsável quanto Putin pela guerra. Porque na guerra, não há apenas uma pessoa culpada”;

Joe Biden – “Biden poderia ter evitado [a guerra], não incitado”. “Ele poderia ter participado mais. Biden poderia ter tomado um avião para Moscou para conversar com Putin. Esse é o tipo de atitude que você espera de um líder”;

política externa – “O Brasil voltará a ser protagonista no cenário internacional”;

campanha – “Eu não acho que seja possível você ser um bom presidente se você só tem ódio dentro de você, se você só tem vingança dentro de você. Não. Você tem que ter paz e pensar no futuro. O que passou, passou. Eu vou construir um novo Brasil”.

 

LEIA TAMBÉM

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.478 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.

--------------------

Compartilhe