Notícias

Edição: Hugo Julião
11:20
12/03/2022

Mais de 70% da população no Sudão do Sul irá enfrentar fome extrema

Mais de 70% da população do Sudão do Sul deve enfrentar este ano fome extrema devido aos conflitos, calamidades climáticas e inflação, que provocaram a pior crise alimentar da história.

A advertência, feita nessa sexta-feira (11), é do Programa Alimentar Mundial (PAM), braço de assistência alimentar da ONU:

"Embora a atenção global continue centrada na Ucrânia, uma emergência alimentar oculta está a envolver o Sudão do Sul, com cerca de 8,3 milhões de pessoas - incluindo refugiados -- a enfrentar fome extrema nos próximos meses".

Acnur/ONU

Desde a sua independência do Sudão em 2011, o país mais jovem do mundo vive crise econômica e política crônica.

A nação tem lutado para se recuperar da guerra civil, que deixou quase 400 mil mortos e 4 milhões de deslocados entre 2013 e 2018.

"A escala e a gravidade dessa crise é perturbadora. Vemos que as pessoas esgotaram todas suas opções para fazer face às despesas e agora não têm nada", disse Adeyinka Badejo, diretora adjunta do PAM para o país.

O alerta humanitário chega semanas depois de as Nações Unidas terem advertido para risco real de volta ao conflito no país.



LEIA TAMBÉM

USP, Unesp e Unicamp mantêm máscaras, exigem passaporte e cancelarão matrículas dos não vacinados

Embora o governo de São Paulo tenha liberado o não uso da máscara em espaços abertos, as universidades decidiram manter o uso em todos os ambientes dos câmpus. 

As três instituições prometem cancelar a matrícula de quem recusar a vacina sem motivo comprovado.

----------------------------

Há dez dias, relatório da ONU informava que 440 civis tinham sido mortos, entre junho e setembro de 2021.

Eles morreram em confrontos que opõem facções leais ao vice-presidente Riek Machar e o Exército leal ao presidente Salva Kiir.

Após cinco anos de guerra civil sangrenta, os inimigos Riek Machar e Salva Kiir assinaram acordo de paz em 2018, que levou à divisão do poder.

No entanto, as rixas entre os dois rivais continuam  e, por isso, as disposições do acordo de paz continuam sendo aplicadas.

No Sudão do Sul, 80% dos 11 milhões de habitantes vivem em "pobreza absoluta", de acordo com o Banco Mundial.


Com informações da RTP

Compartilhe