Notícias

Edição: Hugo Julião
17:06
28/10/2020

Novo lockdown na França é decretado pelo presidente Macron

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou nesta quarta-feira (28) a instauração de um novo período de confinamento geral do país.

A medida foi tomada para tentar conter a aceleração da segunda onda da pandemia de Covid-19.

A França chegou a registrar mais de 50 mil novos casos de contaminação diários.

Macron disse que todas as medidas consideradas indispensáveis foram tomadas. 

“Mas elas se mostraram insuficientes”, disse o presidente, lembrando que a França, como todos os países europeus, foram “surpreendidos pela evolução do vírus”.

Por essa razão, “eu decidi que teremos que retomar, a partir de sexta-feira (30), o confinamento que parou o vírus (em maio). Todo o território nacional será afetado”, disse o presidente

A medida ficará em vigor pelo menos até 1° de dezembro.

Macron também explicou que, ao contrário do primeiro confinamento, quando o país ficou totalmente parado, as escolas continuarão funcionando.

O presidente disse que a segunda onda da pandemia será mais difícil que a primeira, já que praticamente todas as regiões do país estão em alerta e que os leitos nos serviços de reanimação estão cada vez mais lotados.

Segundo Macron, se o ritmo de contaminação persistir, a França terá em breve 9 mil pessoas hospitalizadas em reanimação, o que se aproxima do limite máximo dos serviço hospitalares do país.

Com informações da RFI

Compartilhe