Notícias

Redação
11:35
07/01/2022

'Para desestimular o racismo', acusado de furtar mochila na Zara pede indenização de R$ 1 milhão

Fernandes Júnior foi retirado do banheiro do Shopping da Bahia, em Salvador, após ser acusado de furtar uma mochila que comprou na loja Zara.

Ele vai entrar com uma ação indenizatória na ordem de R$ 1 milhão contra a loja e o shopping.

Segundo informações do advogado de Fernandes, Thiago Thobias, a ação será protocolada na próxima semana.

Justamente no início da volta de recesso de final de ano do poder Judiciário .

Acusado de furto na Zara, Fernandes Júnior é retirado de banheiro para 'devolver' mochila que comprou / Foto: Reprodução/Redes Sociais

----------

A defesa de Fernandes Júnior, que é natural de Guiné-Bissau, país que fica no continente africano, acredita que apenas o ressarcimento financeiro pode evitar novas práticas de racismo na loja.

"Somente uma indenização de alto valor poderá desestimular os autores de práticas reiteradas de racismo. O caráter educativo e punitivo tem que se fazer suficiente para evitar que tais práticas se repitam", disse o advogado.

Segundo Thobias, o valor precisa ser suficiente para "abalar economicamente uma empresa do porte da Zara", e assim evitar outros crimes de racismo.


LEIA TAMBÉM

Globo tem quase 40 jornalistas com Covid e entra em estado de alerta

A emissora estaria sofrendo um grande desfalque, já que muitos funcionários tiraram ou vão tirar férias neste mês.

--------------------

 

Na terça-feira (4), Fernandes Júnior conversou com o portal g1 BA. Na entrevista, ele revelou que pediu à Justiça para que a empresa e o centro comercial promovam ações educativas que preguem o respeito às pessoas negras.

"Eu só espero que a justiça seja feita e que os cometedores desse tipo de violência desumana paguem pelos erros deles. Eu sei que nada pagará e apagará essa humilhação, mas espero que essa seja uma medida que faça com que eles repensem, e que ajude para que não aconteça mais com outras pessoas", avaliou Luís.

"Eu não estou nada bem. Foi uma situação de segundos que acabou com tudo o que eu construí ao longo do tempo".

 

Com informações do g1/BA

Compartilhe