Notícias

Redação / Hugo Julião
08:30
01/05/2020

STF feriu soberania popular ao barrar Ramagem, diz constitucionalista ligado à esquerda

Insuspeito de bolsonarismo e declaradamente de esquerda, o professor de Direito Constitucional Pedro Serrano, 56, sente-se obrigado a dar razão ao presidente Jair Bolsonaro em sua reclamação de interferência do Supremo Tribunal Federal em razão do veto à nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal.

Segundo ele, a decisão do ministro Alexandre de Moraes fere o princípio da soberania popular.

“A Polícia Federal exerce funções de Estado, mas o diretor-geral tem uma função de governo. Ele leva ao órgão a política do presidente eleito na área de segurança pública”, afirmou Serrano, que é próximo do PT.

O advogado Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC-SP, mestre e doutor em direito do Estado pela mesma instituição, com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa

Para ele, advogado e professor da PUC-SP, as acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro precisam ser comprovadas, e não justificam o veto à nomeação de Ramagem.

Da mesma forma, o fato de o indicado ser amigo do presidente não deveria ser um impeditivo. "Você está acusando o cara do quê, de ser amigo do presidente? Tem jurisprudência do Supremo dizendo que você pode nomear ministro sendo teu filho."

O que o sr. achou da decisão do ministro Alexandre de Moraes?

Minha opinião é semelhante à que eu tive na época da decisão do Lula, que o afastou do ministério [da Casa Civil, em 2016]. São decisões equivocadas, que têm uma repercussão muito negativa no funcionamento do Estado constitucional de Direito.

O núcleo central da argumentação carece da demonstração dos fatos. Fala que existe uma agressão ao princípio da impessoalidade, porque Bolsonaro nomearia uma pessoa de confiança para fins de cometer ilícitos na Polícia Federal e interferir indevidamente em inquéritos. Mas precisa haver alguma demonstração mais firme de que a intenção era realmente cometer crimes.

O que você tem é uma argumentação do ministro que saiu do cargo [Moro], mas ele próprio não dá consistência às acusações.

Houve interferência indevida do Judiciário?

Essa medida significa, num sistema constitucional, interferir na soberania popular. O presidente foi eleito para levar o seu programa político aos vários rincões da administração pública. Ele tem como instrumento nomear pessoas de confiança exatamente para isso.

A Polícia Federal exerce funções de Estado, mas o diretor-geral tem uma função de governo. Ele leva ao órgão a política do presidente eleito na área de segurança pública. Por isso a lei prevê que o presidente pode nomear livremente o diretor entre delegados.

Por que o sr. diz que a acusação é genérica?

Ela precisa ser investigada primeiro. É muito grave você afirmar que um presidente da República está nomeando alguém para cometer crimes.

O mandado de segurança, que é a via processual escolhida, é inadequado. Numa situação dessa, você tem de possibilitar ao presidente ampla possibilidade de se defender, mas o mandado de segurança não permite debate sobre fatos.

É um tipo de medida judicial em que o fato tem de ser líquido e certo, incontroverso. Nesse caso, não é incontroverso. O Bolsonaro, do jeito dele, nega que tivesse essa intenção [de interferência].

É incontestável que o Alexandre Ramagem é próximo do presidente e amigo dos filhos. Isso não é suficiente para o afastamento?

De forma nenhuma. Você está acusando o cara do quê, de ser amigo do presidente? Tem jurisprudência do Supremo dizendo que você pode nomear ministro sendo teu filho.

Mas a PF está conduzindo inquéritos que investigam diretamente filhos do presidente.

Isso em si não é sinal de nada. O fato de ele ser amigo não tem nada de mais.

Ele não poderia interferir na investigação sobre um amigo dele?

Poderia, mas precisaria interferir para falar que é crime. O delegado que toca a investigação é um profissional de carreira estável. O diretor não pode interferir no trabalho dele, sob pena de estar cometendo crime. Tem que ter ato, concretude.

A palavra do Moro, que estava diretamente envolvido com a questão, não tem peso?

Ela precisa ser reproduzida em juízo. Claro que tem peso, mas no pronunciamento ele não deu os dados. A gente tem que perguntar para o Moro qual a investigação, por que ele fala isso. Tem que fazer as perguntas técnicas. O que ele falou no pronunciamento é só uma acusação.

O sr. diria que há um excesso de interferência do Judiciário sobre outros Poderes?

Em algumas decisões, sim. Essa é um exemplo. Há uma decisão atrás da outra produzindo uma jurisprudência equivocada.

Deveria haver algum tipo de mecanismo constitucional que evitasse essa interferência?

Ficar criando mais instituição para controlar instituição é um erro. Num momento mais tranquilo, em que dê para debater as coisas, nós devemos mudar nossa estrutura. Temos um grande erro no Brasil que é atribuir a um dos Poderes o poder de anular atos dos outros por inconstitucionalidade. Acaba criando um Judiciário ultraforte. Nós precisaríamos ter uma corte constitucional, que estivesse acima dos três Poderes, anulando atos, como é na Europa. E com mandato.

Outro ponto é criar uma cultura entre os juízes de autocontenção, adotar uma postura minimalista. Questões muito políticas o Judiciário deveria abrir mão de decidir.

O fato de ter sido uma decisão monocrática agrava essa situação?

Claro. Você está restringindo a soberania popular e a autonomia do Poder Executivo por decisão de um juiz. No Brasil, há um poder excessivo do relator. O Brasil é o único país em que o relator sozinho pode suspender a eficácia de uma emenda constitucional aprovada por três quintos do Parlamento. Olha o desequilíbrio.

Outra decisão pendente é o mandado de segurança que está com Celso de Mello, que poderia afastar Bolsonaro do cargo. Como o sr. vê essa possibilidade?

Do jeito que eu fico falando, parece que sou bolsonarista, e eu odeio esse homem. Mas está errado também.

O presidente só pode ser afastado do cargo por impeachment, aceitação do processo de crime comum pela Câmara e renúncia. Fora desses casos, não pode. A lei federal normal não pode estipular mecanismos de retirada do presidente do poder. Só a Constituição pode estipular.

Esse tipo de situação ajuda a vitimizar o presidente, a construir o discurso de que está sendo vítima de uma ditadura judiciária?

Acho que não, porque decisões judiciais são polêmicas sempre. O que a gente tem de fazer é entender que estamos numa democracia. E numa democracia decisões de Suprema Corte você critica. Esse debate vai criando um constrangimento, o Judiciário com o tempo acaba mudando, se aperfeiçoando.

Agora, não dá para ele [Bolsonaro] falar que é vítima, porque não foi só ele. Todos os presidentes passaram por isso, por coisa parecida.

O sr., que assumidamente tem posturas de esquerda, como se vê nessa situação de estar do lado do Bolsonaro nesse caso?

Nenhum problema, já fiz isso várias vezes. Eu sou constitucionalista. O constitucionalista é o espalha-roda. Defendi [o ex-presidente Michel] Temer quando quiseram prendê-lo. Defendi o Aécio Neves quando equivocadamente pediram a prisão dele. Defendi o Eduardo Cunha, porque achei que era inconstitucional sua prisão.

Sempre ações não simpáticas. Mas esse é o papel nosso como constitucionalista. Ser contramajoritário, contra a onda.

E o que o sr. acha dos seus colegas de esquerda que aplaudiram a decisão do ministro?

É um equívoco deles. O problema é que nós perdemos a capacidade de construir 'common ground' [posições comuns]. E com isso perdemos a capacidade de entender a Constituição, seus princípios e seus direitos como universais.

O discurso é: 'eu quero que os direitos se apliquem a mim e aos meus companheiros, não aos outros'. Isso é seríssimo, porque estamos retirando a condição humana do adversário.

Fonte: Folha de S.Paulo

MAIS NOTÍCIAS

Capas com as manchetes dos principais jornais nacionais desta sexta (1)
\"\"

Celso de Mello dá 5 dias para que Moro preste depoimento sobre acusações contra Bolsonaro
\"\"

Faturamento de empresas de bebidas alcoólicas cai 71% na 1ª quinzena de abril​
\"\"

Nova Zelândia anuncia fim da transmissão local comunitária de covid-19
\"\"

Home office será mantido por mais de 70% das empresas no pós-crise​
\"\"

Laboratório chinês produz possível vacina contra o coronavírus
\"\"

Dr. Arthur Guerra: "A quarentena está mudando a nossa relação com o álcool"
\"\"

Banese libera pausa nos pagamentos dos consignados; tire as principais dúvidas​
\"\"

Governo Federal amplia lista de serviços essenciais que podem funcionar; veja quais são​
\"\"

CNJ orienta tribunais a suspender prazo de concursos durante pandemia​
\"\"

Pfizer diz que vacina para Covid-19 pode estar pronta no final de 2020
\"\"

O que é o ‘distanciamento social intermitente’, que pode durar até 2022​
\"\"

Quem é André Mendonça, o novo titular do Ministério da Justiça​
\"\"

Governo dispensa exigências de empresas e pessoas físicas para ter acesso a crédito ​
\"\"

O que diz um dos "pais" da internet sobre como nos proteger da obsolescência digital
\"\"

Heineken e Campari lançam plataforma de apoio a bares
\"\"

O descumprimento da restrição de atividades previstas em normas locais configura crime?​
\"\"

 Paleontologistas revelam 'o lugar mais perigoso da história do planeta Terra' ​

\"\"

Mutações podem estar alterando a capacidade infecciosa do coronavírus

\"\"

Netflix: 04 filmes que serão removidos da plataforma em maio: veja sinopses e trailers​
\"\"

Facebook lança o Messenger Rooms que permite encontrar amigos em "salas" virtuais​
\"\"

Combate à fome no mundo: Covid-19 pode causar retrocesso de 20 anos
\"\"

Vacina em teste protege macacos na China​
\"\"

Sebrae e grandes empresas vão apoiar MPEs durante a crise
\"\"

Em meio a febre de lives, primeiro vídeo do YouTube completa 15 anos; veja o vídeo​
\"\"

O triunfo das histórias positivas: no caos, as pessoas estão em busca das boas notícias​

\"\"

Pink Floyd: acesso gratuito a shows clássicos como Pulse de 1994; na íntegra​
\"\"

Angola e Moçambique em risco de fome "de proporções bíblicas", avisa ONU​
\"\"

Ditadores amam confinamento​
\"\"

Dicas para cuidar das sobrancelhas durante a quarentena​
\"\"

Empresa testa robôs para entrega de comida em domicílio​
\"\"

Multidões em mercado de Paris; veja vídeo
\"\"

Estatística: dados de contágio do vírus no Brasil em comparação com 10 países​
\"\"

Mapa compara o tamanho dos estados brasileiros à extensão de outros países​
\"\"

Mtur prorroga inscrições para os cursos online de Gestor de Turismo e Brasil Braços Abertos​

\"\"

Nobel de Medicina francês causa polêmica ao dizer que coronavírus saiu de laboratório chinês​
\"\"

Comportamentos agressivos e redes sociais: entenda a relação​
\"\"

Cartilha orienta empreendedores a organizar fluxo de caixa​
\"\"

7 dicas para treinar seu cérebro e tomar decisões mais inteligentes​
\"\"

Cresce procura por capacitação gratuita online na quarentena; veja algumas aqui​
\"\"

Sebrae: Pesquisa mostra agravamento da situação dos pequenos negócios​

\"\"
Apple indica que novo iPhone SE será montado no Brasil​
\"\"

Cientistas brasileiros preparam teste de medicamento que reduz carga viral em 94%​
\"\"

Calquence, medicamento britânico, obtém resultados promissores contra Covid-19​
\"\"

Confinamento é um luxo inviável para os mais pobres, afirma sociólogo francês​

\"\"

O que muda com a liberação da telemedicina no Brasil?​
\"\"

Pesquisa: pandemia já mudou os hábitos de compra de 70% dos brasileiros​
\"\"

Artigo | Flávio Rocha: Saiba por que nem sempre impostos são ruins​
\"\"

A designer Becca Saladin interpreta como seriam os rostos da realeza do passado​

\"\"

O cientista que ousou dar 10 boas notícias sobre o coronavírus (e continua otimista)​
\"\"

Vulcão Anak Krakatoa entra em erupção na Indonésia
\"\"

As 10 mulheres mais ricas do mundo
\"\"

Coronavírus: como o mundo desperdiçou a chance de produzir vacina para conter a pandemia​
\"\"

Site que monitora coronavírus é liderado por americana e tem 1 bilhão de acessos por dia​
\"\"

 “Vibe Fitness” oferece treinos, alongamentos e dicas gratuitas no Instagram
\"\"

Diante da crise, Intermídias lança guia gratuito para negócios
\"\"

Por que o coronavírus está matando mais homens que mulheres?​
\"\"

Quem são os 7 maiores bilionários brasileiros no novo ranking da Forbes​
\"\"

Sebrae disponibiliza serviços digitais gratuitos aos empreendedores​
\"\"

Vacina: Israel pretende iniciar testes em humanos contra a covid-19 no mês de junho
\"\"

Netflix: 5 excelentes séries lançadas este ano; veja os trailers e sinopses completas​
\"\"

Covid-19: mais de cinco milhões enfrentam fome no Sahel, na África Subsaariana​
\"\"

Elefantes da Tailândia podem morrer de fome com o colapso do turismo​
\"\"

onheça as obras hiper-realistas de Samuel Silva, feitas apenas com esferográficas​
\"\"

Pesquisadores brasileiros buscam moléculas para combater a covid-19​
\"\"

Suspensão temporária de telefonia e internet alivia a conta em escritórios
\"\"

Pintura de Van Gogh é roubada durante a noite de museu holandês​

\"\"

Conheça o trabalho da fotógrafa que captura sonhos com sua lente​
\"\"

Tatiana Cobbett lança novo single do seu álbum "Lá & Cá"​
\"\"

07 filmes de apocalipse que estão no Netflix; sinopses completas e trailers
\"\"

Artigo: Não podemos fetichizar as mortes provocadas pelo coronavírus
\"\"

Leia artigo de Steven Taylor, autor do livro "A Psicologia da Pandemia"​
\"\"

Brasil registra 200 casos de tuberculose por dia e mais de 4 mil mortes por ano​
\"\"

Uma breve análise sobre o livro "Alexandre, o Grande"​
\"\"

Distanciamento social está aproximando as pessoas, conclui estudo​
\"\"

Netflix: sinopses e trailers de 09 filmes de suspense para você assistir​
\"\"

Netflix: 10 filmes para assistir durante a quarentena
\"\"

Veja MAPA em TEMPO REAL dos casos de coronavírus em cada país​
\"\"

Em casa? 
Aproveite e veja os vídeos dos Beatles com as suas10 músicas mais ouvidas de todos os tempos
\"\"

Sebrae: "Como sua empresa pode reagir ao coronavírus?"
\"\"

Sebrae amplia atendimento ao público no ambiente digital​
\"\"

Pesquisa: população é favorável às concessões de parques para a iniciativa privada​

\"\"

Uma história de quem apostou no velho vinil e encontrou um novo mercado
\"\"

Três fatores que tornam o home office mais produtivo do que trabalhar no escritório​
\"\"

Estes são os países com mais "super-ricos" no mundo​

\"\"

Pequenos negócios são maioria entre as Indicações Geográficas brasileiras​
\"\"

Observatório Edge: o mais alto mirante a céu aberto de Nova York e do hemisfério ocidental​

\"\"

Invenções criadas por mulheres – e que nem sempre foram reconhecidas como tal​
\"\"

Brasileira desenvolve técnica para criar neurônios em laboratório​

\"\"

ONU: 90% da população mundial tem preconceito contra mulher​

\"\"

Carro elétrico da Fiat com autonomia de 320 km chega ao Brasil em 2020​

\"\"

Metade das praias do planeta pode sumir até o fim deste século, diz estudo​
\"\"

Nasa recriou em 4K o que os astronautas da Apollo 13 viram ao contornarem a Lua​

\"\"

Carteira Digital de Trânsito passa a permitir indicação de condutor​

\"\"

Embrapa desenvolve sensor que avalia grau de maturação de frutas​
\"\"

Especialista recomenda quatro chás caseiros para desinchar​

\"\"

Compartilhe