• D913ab94fd939276
  • 0e524dbb7ac5f2ff
11 de Dezembro de 2017

Saúde

ASN
16:41
06/12/2017

Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher oferece procedimentos de alta freqüência

A unidade atende cerca de duas mil pacientes por mês, oferecendo o diagnóstico de colo do últero e o de mama, além do rastreamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos dos 74 municípios sergipanos

 

Ultrassonografias (mamária, transvaginal, tireóide, abdômen total) além de mamografias e cirurgias de alta freqüência (CAF), além de outros serviços assistenciais, estão disponíveis no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

A unidade, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), atende cerca de duas mil pacientes a cada mês e oferece o diagnóstico do câncer de colo do útero e o de mama, além do rastreamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos dos 74 municípios sergipanos, bem como de Aracaju.
 
O Centro é o único em Sergipe a ofertar, desde a consulta especializada até o diagnóstico com exames específicos.

O objetivo é contemplar a população com serviços que garantem a qualidade e a agilidade nos resultados.

 

“Essas e outras ofertas estão disponíveis ao público feminino de segunda à sexta-feira, das 6h às 17h, sendo que para cada procedimento há dia e horário pré-estabelecido, com devido agendamento”, ressaltou a coordenadora geral do Caism, Débora Passos.

 


Débora ainda alerta as mulheres para a necessidade da atenção à saúde como forma de prevenir agravos diversos.

 

“Ao recorrer a um posto de saúde e obter em algum exame uma alteração no resultado, a paciente é encaminhada pelo município, através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação [Nuccar], para o Caism, onde ela realizará os procedimentos mais específicos, a fim de atender a sua demanda, tendo como foco a resolução do caso”, acrescentou Passos.


 
CAF 
Com equipe multiprofissional atuante, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros, o Caism realiza também alguns procedimentos cirúrgicos, a exemplo da mamografias e cirurgias de alta freqüência (CAF), considerando que outras cirurgias destinadas à resolução dos casos de câncer são realizadas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Preparado para a realização de atendimentos humanizados, o Centro é a única unidade de média complexidade que recebe pacientes de todo o Estado para o objetivo a que se propõe.
 
Outros serviços 
Além do CAF, o Caism possui o serviço de histeroscopia diagnóstica, capaz de identificar alguma alteração presente no interior do útero, como os pólipos endometriais.

O serviço de pré-natal de alto risco oferecido pelo Centro é referência no Estado para todos os municípios com exceção de Aracaju, que possui sua própria referência.

Possui médicos especializados, sendo que o cardiologista faz o acompanhamento gestacional juntamente com a endocrinologista e obstetra específico, considerando as muitas particularidades associadas à mulher diagnosticada com gravidez de alto risco.
 
O Caism agiliza também encaminhamentos para cirurgias uterinas, a exemplo das ocasionadas por cistos e miomas, além de ambulatório de retorno, em que a paciente é operada na unidade hospitalar e volta à unidade para ser acompanhada pelo médico da instituição.
 
 
Busca Ativa
Quando a paciente sai do Caism, profissionais do Serviço Social fazem todo o mapeamento, rastreamento e acompanhamento da saída da mesma até a rede hospitalar. Ao ser inserida na rede, profissionais do Centro ainda fazem uma busca ativa, a fim de saber se essa paciente está sendo bem acompanhada, ou seja, apesar de oferecer apenas serviços de diagnósticos, há na unidade a preocupação de acompanhar a trajetória da mulher em toda a rede hospitalar de saúde.
 
O Caism está localizado na Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Capucho. Para obter outras informações, basta entrar em contato pelo (79) 3218-9400.