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16 de Fevereiro de 2019

Saúde

ASN
17:07
21/01/2019

Ouvidoria do Huse soluciona 73% das demandas registradas em 2018

A Ouvidoria do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é um canal de comunicação dos pacientes, familiares, funcionários e comunidade em geral com a instituição.

No ano passado, 2018, o setor registrou 1.931 manifestações referentes aos meses de janeiro a dezembro.

Desse total, 1.386 foram solucionadas, equivalente a 73% das demandas.

Uma diminuição significativa de reclamações em 26%, quando comparado ao ano de 2017, que resultou num total de 2.604 manifestações.

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A ouvidora geral do Huse, Rosa Malena Santos, explica os motivos dessa redução.

“Apesar de ter sido um ano difícil, tivemos muitas conquistas através dos serviços implantados e realizados pela atual gestão do hospital, garantindo a melhoria da qualidade da assistência aos nossos usuários. Esse é o principal objetivo das Ouvidorias, garantir junto aos gestores essa melhoria através das manifestações recebidas pelos nossos usuários que chegam no setor”.

São informações, reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios, realizadas de forma presencial, por telefone ou por e-mail.

As manifestações são classificadas, analisadas e encaminhadas para as áreas competentes, além das que são solucionadas na própria Ouvidoria.

“É importante destacar como funciona a rotina do setor diariamente. O solicitante vem até a sala da Ouvidoria, relata a sua manifestação, algumas por escrito (formais), outras optam por não escrever (informais).

Após receber a manifestação, um funcionário se dirige ao local referido pelo solicitante a fim de verificar se a demanda procede ou não. Sendo verídica, a manifestação é encaminhada ao gerente, coordenador, diretor ou responsável pelo setor”, explicou Rosa Malena.

 

Funcionamento

A Ouvidoria funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h, e das 14h às 18h. A equipe é formada por seis profissionais que trabalham para a resolutividade dos casos relatados e a melhoraria dos serviços prestados na unidade.

Qualquer pessoa que estiver no Huse pode dirigir-se à sala da Ouvidoria, localizada na área da recepção de visitantes, onde é feita a escuta.

Em seguida, o ouvidor responsável preenche um formulário relatando a queixa e ao final, é lida para o denunciante. Este, por sua vez, escolhe se quer se identificar ou prefere que a reclamação seja anônima.

Os contatos da Ouvidoria do Huse são (79) 3216-2646 eouvidoriahuse@fhs.saude.se.gov.br.