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07 de Dezembro de 2019

Saúde

Notícias ao Minuto
14:11
19/04/2019

Pressão alta? 14 alimentos que você deve expulsar da dieta

A pressão arterial elevada afeta grande parte da população.

Frequentemente, os pacientes são impactados pelos sintomas associados à doença devido ao estilo de vida que seguem.

Sedentarismo, fumar e obesidade são fatores que contribuem para a incidência de hipertensão, enquanto uma alimentação saudável ajuda a reduzir naturalmente a pressão alta.

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(Crédito: DR)

Alimentos desaconselhados em caso de pressão alta

- Frituras;

- Queijo;

- Presunto, mortadela, salame;

- Alimentos ricos em gordura;

- Charcutaria e enlatados;

- Doces;

- Verduras e hortaliças pré-cozidas ou em conserva;

- Frutos secos, como amendoim e cajus;

- Molhos, como ketchup, maionese, mostarda e shoyu;

- Cubos de temperos prontos para culinária;

- Carnes, como hambúrgueres, bacon, carne seca ou salsichas;

- Miúdos, patês, sardinhas, anchovas, bacalhau salgado;

- Pickles, azeitonas e aspargos;

- Bebidas alcoólicas, refrigerantes, batidos, bebidas energéticas e sucos.

 

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O perigo do sal

Segundo os especialistas o consumo de sal faz com que o corpo armazene água em excesso, o que por sua vez eleva a pressão arterial.

Mais ainda, os alimentos ricos em sódio podem colocar outros órgãos sob pressão.

Inúmeras pesquisas sugerem ainda que o excesso de sódio no organismo poderá impedir que a medicação tomada tenha o efeito desejado.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), os adultos não devem consumir mais de seis gramas de sal por dia (2,4 gramas de sódio) – o que equivale a cerca de uma colher de chá.

Ter a tensão alta danifica as artérias, tornando-as mais duras e estreitas, o que consequentemente aumenta o risco de ataque cardíaco e de enfarte.

 

A NHS revela seis métodos para reduzir o consumo de alimentos com alto teor de sódio:

1. Verifique os rótulos das embalagens.

2. Limite a ingestão de alimentos fumados.

3. Evite comer vegetais embalados ou em lata.

4. Não coma molhos pré-feitos.

5. Faça lanches saudáveis (opte por fruta, frutos secos ou bolachas de água e sal).

6. Evite usar condimentos salgados (molho shoyu, mostarda, pickles, maionese e outros molhos).