• 38d00d7c80eef978
23 de Novembro de 2017

Saúde

ASN
16:23
11/09/2017

Samu registra quase 1.500 ligações sem utilidade na última semana

Os dados estatísticos apurados ainda apontam que 1.478 ligações foram emitidas como trotes, engano e queda de ligação (Foto: Ascom/SES)

 

Com 4.486 ligações registradas entre os últimos dias 4 e 10, pelo Sistema de Dados e Informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe, 1.478 foram emitidas como trotes, engano e queda de ligação.

O uso do 192 gerou, nesse período, 681 atendimentos, sendo 524 realizados por equipes de suporte básico, formadas por técnico de enfermagem e condutor de veículo de urgência, e 230 por equipes de suporte avançado, compostas por médico, enfermeiro e condutor de veículo de urgência.

Os dados estatísticos apurados ainda apontam para 85 ocorrências envolvendo quedas. Dessas, 30 foram descritas como quedas de moto e 18 provenientes da própria altura. As colisões somaram 34 atendimentos, sendo 25 envolvendo carro e moto.

Os ferimentos, por sua vez, totalizaram 35 ocorrências e desses, 24 foram provenientes de arma de fogo e as demais, de arma branca.

Os casos de atropelamento resultaram em três atendimentos, as agressões físicas, em sete, e os casos de intoxicação também em sete ocorrências atendidas pelas equipes de urgência.

 

 

Qualificação

Com a entrega de ambulâncias tipo A, destinadas especialmente aos serviços inter-hospitalares, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contempla o Samu com maior qualificação dos atendimentos de urgência prestados à população.

Isso porque unidades, como hospitais regionais e o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), utilizarão essas novas viaturas para cumprimento de algumas demandas que antes eram, por necessidade, destinadas ao Samu, a exemplo do transporte de pacientes.

Agora, com a chegada desses veículos, as equipes do Samu poderão intensificar os atendimentos para as ocorrências mais graves.

A cerimônia de entrega aconteceu na última sexta-feira, 8, na praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju, e consistiu na entrega das chaves de 26 veículos para hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidades de 22 municípios sergipanos.

O governador Jackson Barreto entregou também três caminhões para disponibilização de vacinas, dois veículos para uso da Vigilância Sanitária e um para o Banco de Leite Marly Sarney.

O investimento total foi da ordem de quase R$ 1,4 milhão, proveniente de recursos próprios do Estado, à exceção dos três caminhões.