Saúde

Edição: Hugo Julião
19:21
20/10/2020

Vacina russa pode começar a ser fabricada no Brasil em dezembro

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (19), o CEO do Fundo de Investimento Direto da Rússia, Kirill Dmitriev, anunciou que a vacina Sputnik 5 deve começar a ser produzida no Brasil em dezembro deste ano.

Atualmente, os responsáveis pelo desenvolvimento do imunizante estão aguardando a aprovação das autoridades brasileiras para o início de ensaios clínicos e para a exportação do material necessário para a fabricação do produto.

No Brasil, a farmacêutica responsável para produção do imunizante é a União Química.

Vacina russa pode começar a ser fabricada no Brasil em dezembro (Foto: National Cancer Institute/Unsplash)

"A América Latina é um grande parceiro", afirmou Dmitriev, citando que acordos sobre a Sputnik 5 podem ser fechados em países como Argentina, Peru, México e Brasil.

Segundo Denis Logunov, membro-correspondente da Academia Russa de Ciências, os primeiros resultados de testes clínicos realizados com o imunizante mostram que a plataforma utilizada pelo Sputnik 5 é segura.

Feito com vetores de adenovírus tipo 26 (rAd26-S) e tipo 5 (rAd5-S), ele induz a uma resposta imune em pessoas de 18 a 60 anos.

Os voluntários dos ensaios realizados na Rússia não apresentaram quaisquer efeitos colaterais graves, apenas casos de febre e dor no local da injeção.

Ainda assim, Logunov lembra que mais estudos são necessários para atestar a efetividade da vacina, como testes em pessoas com mais de 60 anos, que são um dos principais grupos de risco da Covid-19.

Atualmente, o imunizante está em sua terceira fase de testes e já obteve aprovação para ser estudado nessa faixa etária na Rússia.

Fonte: Galileu

Compartilhe