Tema Livre

Da redação
17:51
16/09/2023

Deputadas trans e ativista indígena estão na lista de 100 lideranças do futuro da revista Time

Três brasileiras conquistaram seus lugares na prestigiosa lista "Time100 Next" da revista americana "Time", que reconhece 100 líderes emergentes de todo o mundo.

As celebradas são as deputadas federais Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP), juntamente com a ativista indígena Txai Suruí.

Deputadas Duda Salabert e Erika Hilton e Txai Suruí / Foto: Bruno Spada e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Gabi Di Bella/Divulgação

A revista destaca que Duda e Erika, ao se tornarem as primeiras congressistas transexuais do Brasil, enfrentaram uma jornada marcada por ódio e até ameaças de morte.

No entanto, essas dificuldades não as impediram de perseguir suas aspirações e continuar lutando por mudanças significativas.

Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) foram eleitas deputadas federais em 2022 / Foto: Montagem

Duda Salabert expressou sua gratidão nas redes sociais, afirmando:

"Estamos na luta para ressignificar tudo isso a cada dia e dizer ao mundo que existimos, somos humanas e merecemos dignidade."

Erika Hilton também compartilhou seu sentimento de honra e responsabilidade por fazer parte desse novo cenário que representa a mudança na sociedade e na política.

Txai Suruí fala na abertura da COP26, em 1º de novembro de 2021. / Foto: Karwai Tang/UK Government

Defesa dos direitos dos indígenas

Além das deputadas, a revista Time reconheceu o trabalho de Txai Suruí, uma líder indígena de apenas 26 anos, que tem se destacado na defesa da juventude por meio de movimentos que fundou e participou, como a Juventudade Indígena de Rondônia (JIR) e a Associação de Defesa Etnoambiental—Kanindé.

  • A atuação de Txai também se concentra na luta contra o desmatamento, a emissão de gases poluentes e a invasão ilegal de terras.

"Defender os direitos humanos é proteger os direitos e as terras dos povos indígenas", ressaltou Txai Suruí, conforme destacado pela revista Time.

A lista "Time100 Next" é dividida em cinco categorias:

  • artistas, fenômenos, inovadores, líderes e defensores dos direitos.
  • Seu propósito é compartilhar histórias inspiradoras de pessoas que demonstram que questionar ideias estabelecidas pode abrir novas possibilidades para milhões de indivíduos.

A cantora Anitta, em 2021, também foi incluída na lista.

Entre os indicados deste ano, estão figuras como a cantora Kali Uchis e o ator Tyler James Williams, na categoria artistas, a rapper Ice Spice e a modelo Hailey Bieber, na categoria fenômenos, e o jogador de beisebol Ronald Acuña Jr e a cientista Kristina Dahl, na categoria inovação.

 

Com informações do G1

Compartilhe