• C7254ed4360408af
  • Cbdafb20fcfaf460
03 de Julho de 2020

Icone show tema livreTema Livre

Redação
22:17
16/01/2020

Saiba como solicitar a Carteira do Idoso

Idosos com mais de 60 anos, que recebem até dois salários mínimos e não possuem meios de comprovação de renda, têm o direito de solicitar a Carteira do Idoso para viajar de forma gratuita ou com 50% de desconto no valor das passagens interestaduais de ônibus.

A carteira pode ser retirada gratuitamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). 

96819f1d6f8c62c6

Confira como solicitar

Para solicitar a carteira do idoso, é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS), o número de credenciamento no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

Caso a idosa ou o idoso ainda não possua o NIS, é possível fazê-lo em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Caso o idoso já tenha o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão da assistência social do município ou no próprio Cras.

É preciso ter atenção para as datas, pois a Carteira do Idoso só poderá ser solicitada 90 dias após a data de credenciamento ou a partir da atualização de dados no Cadastro Único.

A carteira leva até 120 dias para ficar pronta. Caso o idoso tenha urgência em viajar, poderá ser fornecida uma declaração provisória que tem a mesma função da carteirinha.

 

A comprovação pode ser feita por meio dos seguintes documentos:

•    Contracheque de pagamento;

•    Carnê de contribuição para a Previdência;

•    Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS; e

•    Carteira de Trabalho com anotações atualizadas.

Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto.

A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.

Com informações do Ministério da Cidadania