• F9fb45c18d8bfc00
  • 117370fc98312d4c
  • 5b7ad8a92a7264b8
27 de Outubro de 2020

Icone show turismoTurismo

Edição: Hugo Julião
03:53
07/10/2020

ABIH-SP e Airbnb unem forças para impulsionar turismo paulista

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) e o Airbnb, maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, anunciam uma parceria inédita para impulsionar o turismo paulista, por meio de um memorando de entendimentos (MOU).

O acordo possui cinco pilares: comercial, inteligência de mercado, qualificação para sustentabilidade, promoção turística e melhores práticas.

No âmbito da colaboração comercial, por meio da aproximação entre a plataforma e os hotéis da ABIH-SP, o objetivo é fomentar negócios entre as partes.

Inclui inteligência de mercado, a partir do intercâmbio regular de informações estatísticas sobre o fluxo turístico para o estado de São Paulo.

Esses dados serão úteis no auxílio à formulação de estratégias para o aumento do volume de negócios.

 

PUBLICIDADE

----------

As experiências turísticas presenciais e online, que são ofertadas nos destinos e estão cadastrados na plataforma Airbnb, por exemplo, também poderão ser selecionadas e recomendadas pelos hotéis aos clientes, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do turismo regional e o lazer dos hóspedes. 

No pilar da qualificação para a sustentabilidade, o MOU inclui o desenvolvimento de um programa educativo para ampliar o conhecimento e as práticas do turismo responsável.

A promoção turística, por meios digitais, proporcionará aumento do fluxo de turistas aos destinos paulistas.

E com a adoção das melhores práticas, serão alavancados os resultados que a economia digital propicia.

894b9c33531d5ec6

As experiências do Airbnb; o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado; as ações para promoção dos destinos paulistas aos viajantes, com a abertura de um novo canal de distribuição para a hotelaria, favorecem o setor como um todo.

Essa é a avaliação dos membros da ABIH-SP, integrantes do grupo de trabalho: Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP; Fernando Guinato, vice-presidente e Niuara Tedesco, diretora.

Dc20d350641ac5f0

O setor de viagem e turismo movimentou R$ 551,5 bilhões no Brasil em 2019, segundo dados do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo).

Só o estado de São Paulo representou cerca de 40% de todo o faturamento das empresas do setor no país.

E, de acordo com o IBGE, as atividades turísticas no estado cresceram 5,3% em 2019, enquanto o Brasil cresceu 2,5%.

 

Segundo os dados apurados pelo Airbnb, refletidos pelos resultados apurados pela pesquisa ABIH-SP, que passaram a ser divulgados regularmente em julho de 2020, os destinos domésticos mais perto de casa, para viagens de carro, têm sido os mais procurados e São Paulo é um dos principais mercados no país. 

749952c8ca627a78

“Nesse contexto, a plataforma vai contribuir muito para apresentar, inclusive aos paulistas, novas opções dentro do Estado para um turismo autêntico, que valoriza a cultura local e movimenta a economia das cidades”, diz Flávia Matos, diretora de relações institucionais e governamentais do Airbnb para a América Latina.

Em 2019, o Airbnb gerou um impacto econômico direto de R$ 10,5 bilhões no Brasil considerando toda a cadeia que envolve o turismo, como comércio e restaurantes locais, não apenas a hospedagem. 

Fonte: Assessorias ABIH-SP/Airbnb