Turismo

Da redação
17:47
31/10/2022

Em Sergipe, MTur inicia validação de atrativos turísticos com foco na produção da farinha de mandioca

A farinha de mandioca, uma das iguarias mais tradicionais e centenárias do Brasil, é uma das estrelas que poderão ser conhecidas – e consumidas – em região localizada em Sergipe.

A Rota Caminhos da Serra de Itabaiana recebeu, entre os dias 25 e 28 de outubro, técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) para realizarem a validação de atrativos turísticos que compõem o roteiro.

A rota é a terceira de seis que fazem parte da edição 2022 do projeto “Experiências do Brasil Rural”, uma parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Universidade Federal Fluminense.

Crédito: Leonardo Moura

Os técnicos puderam conhecer oito experiências do roteiro, incluindo passeios em propriedades rurais, empreendimentos tradicionais da cidade, restaurantes que oferecem experiências gastronômicas e atrativos voltados à preservação ambiental.

Foram visitados o Parque dos Falcões, a Casa da Farinha, o Quiosque da Castanha, o Sítio Alto dos Ventos, a Feira de Itabaiana, o restaurante Tempero do Sertão, o sítio Meu Rancho e o restaurante e pousada Recanto da Ribeira.

As experiências vivenciadas oferecem uma imersão na cultura, na gastronomia, na natureza e na história do município de Itabaiana com foco na produção da farinha de mandioca, um produto forte da localidade.

O roteiro tem como objetivo fazer com que o visitante conheça toda a produção da iguaria, desde a plantação da mandioca nas terras que trabalham com agricultura familiar, passando pelo feitio da farinha (que vai do descascamento da mandioca até o ensacamento do ingrediente) e vivenciando o processo de produção e comercialização de pratos da culinária compostos com o produto.

 

LEIA TAMBÉM

Taxa de ocupação hoteleira cresce 67% em 2022

O ano de 2022 vem marcando também a forte retomada da hotelaria no país.

----------------------

Além da farinha, a rota também faz com que o visitante possa degustar delícias típicas da cultura local e de elementos da culinária nordestina feitos de forma afetiva.

As tradições de Itabaiana também são conhecidas por meio da centenária feira da cidade, uma das maiores do Brasil.

O tour da rota ainda leva o visitante em uma imersão em meio à natureza.

No Parque dos Falcões, é possível conhecer aves de rapina resgatadas e ter contato direto com elas, que pousarão nos braços e ombros dos turistas.

 

LEIA TAMBÉM

Sergipe entra no Roteiro de Charme com a Paká Bangalôs

Paká Bangalôs recebeu o selo da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, e agora é um dos 70 hotéis e pousadas com esse padrão no país.

-------------------

Conhecer o dia a dia da região também é outro importante atrativo incluído na Rota.

A Vila das Flores, localizada no povoado Ribeira, traz o encanto e o acolhimento oferecidos pelos moradores, seja na receptividade, na culinária ou no passeio pelas ruas do local.

Todas as experiências proporcionam ao turista contato direto com o aprendizado vivenciado, “colocando a mão na massa” na hora de preparar o próprio prato, ajudando a plantar os produtos que são colhidos e revendidos na cidade, adentrando a rotina dos habitantes ou apreciando as belezas naturais.

No último dia de visitação, os técnicos também acompanharam o Cozinha Show, um projeto que leva chefes de cozinha para prepararem, junto com chefes locais, pratos produzidos com os ingredientes trazidos pela Rota.

No Cozinha Show da edição Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, o chefe do projeto, Zeca Amaral, juntamente com a chefe local participante, Patrícia Gois, proprietária do restaurante Tempero do Sertão, trouxeram o delicioso Bolado da Serra (uma releitura do chefe Zeca de um bolinho de feijoada enrolado na farinha de mandioca) e o apetitoso Prato do Sertão, uma releitura da chefe Patrícia, composto por pirão de leite (que leva a clássica farinha da região de Itabaiana) com carne de sol.

Compartilhe