• 684f35eaf23b3199
19 de Julho de 2019

Icone show turismoTurismo

Redação
06:35
15/06/2019

Muito além dos estádios: MTur promove atrativos do Brasil na Copa América

Em um conjunto de esforços do governo federal, o Ministério do Turismo (MTur) já começou as ações de promoção da oferta turística brasileira.

Com o slogan Futebol pede espetáculo: Viaje pelo Brasil, as peças da campanha do Ministério do Turismo serão veiculadas em aeroportos, metrôs, bancas digitais, trens, além de serem enviadas para dispositivos mobile.

Uma série de vídeos durante os jogos da Copa América será divulgada pela Bahia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

A ação é focada nos atrativos turísticos do país, com dicas dos destinos próximos às cidades-sedes que fogem do circuito de estádios.

1c41c407e7897f60

Mercado Municipal e São Paulo, reduto de turistas na capital (Foto: Rogério Cassimiro / Banco de Imagens MTur Destinos)

Fortalecendo o turismo interno

A intenção é que os torcedores conheçam a diversidade da oferta de atrativos e experiências turísticas das capitais da competição e seus arredores, fortalecendo o turismo interno, movimentando a economia e gerando empregos. 

Seguindo a mesma linha, uma forte campanha nas redes sociais, intitulada "Vá Além do Futebol", também será realizada pelo MTur, no intuito de incentivar os turistas a visitar e aproveitar os diversos passeios que cada região oferece.

A ideia é que a hashtag #VáAlémDoFutebol seja usada nos posts dos usuários e republicada nos perfis oficiais do Ministério do Turismo.

 

Expectativa: 800 mil turistas

O Brasil espera receber cerca de 800 mil turistas internacionais entre os meses de junho e julho.

Segundo a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmenbol), até o momento foram comercializados mais de 650 mil ingressos do total de mais de 1 milhão colocados à venda.

Os bilhetes foram adquiridos por torcedores de 115 países. No ranking de nacionalidades que mais compraram ingressos estão, além do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai.

Países com e sem tradição no futebol compraram tickets – entre eles, Alemanha, França, Albânia, Curaçao e Vietnã.

 

Aumento da busca pelo destino Brasil

Levantamento efetuado pelo Amadeus, uma das maiores empresas de tecnologia e viagens do mundo, apontou que todos os países participantes da competição esportiva registraram aumento de reservas para destinos brasileiros neste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os campeões são os bolivianos, que compraram 497% mais passagens.

Em seguida vêm os peruanos, com 285%; os chilenos, com 141%; os colombianos, com 126%; uruguaios, com 115%; e equatorianos, com 108%.

Na Argentina, principal emissora de turistas internacionais para o Brasil, o aumento da procura foi de 64%.

Os resultados positivos também foram observados entre os dois países convidados para a competição: Catar e Japão. Nestes países, a busca pelo Brasil como destino, nos meses da competição, registrou aumento de 75% e 73%, respectivamente.

Os dados também apresentaram as cidades mais beneficiadas por receber partidas: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. 

A procura pela capital paulista teve um aumento superior à média nacional entre os peruanos (631%), chilenos (615%) e colombianos (405%).

Cinco países ultrapassaram a média nacional quando o destino procurado foi o Rio de Janeiro. O maior crescimento foi observado entre cidadãos do Catar (1400%), seguido da Bolívia (945%), Uruguai (362%), Peru (351%) e Chile (153%).

Já Salvador lidera entre cidadãos da Colômbia, com aumento de 1883%, e Equador, com 300%.

Com informações do MTur