• 2099b5cef27dfb30
21 de Junho de 2018

Icone show culturaLiteratura

Canal Saúde / Fiocruz / Redação
08:25
08/04/2018

A obra de Torquato Neto é o tema do Ciência & Letras (10/4)

O letrista, poeta e jornalista Torquato Neto foi destaque no Movimento Tropicalista, colunista do jornal Última Hora e forte defensor do cinema marginal

Ce39eb4810e468ba

Parceiro musical de grandes nomes como Caetano Veloso, Edu Lobo e Gilberto Gil, com quem compôs o sucesso “Louvação”, gravado por Elis Regina e Jair Rodrigues, Torquato viveu intensamente até os 28 anos, quando cometeu suicídio em sua casa, no ano de 1972

Sua extensa obra, que percorre a música, poesia, o jornalismo e cinema, continua rendendo frutos.

Em 2017, o crítico e ensaísta Ítalo Moriconi organizou o livro Torquato Neto – Essencial, com um acervo de manuscritos, reportagens entre outros documentos pessoais de Torquato.

 

F2af3de79409dbb1

Eduardo Ades e Marcus Fernando, são os diretores do filme Torquato Neto – Todas as horas do fim, documentário sobre sua vida que relembra a trajetória do artista, cujos poemas são lidos por Jesuíta Barbosa. (Paula Ferraz / Sinny Assessoria)

Para saber um pouco mais sobre esse multifacetado artista, o apresentador de Ciência & Letras, Renato Farias, conversa com Ítalo Moriconi e Eduardo Ades.

 

Sobre o Ciência & Letras

O programa, fruto de uma parceria entre o Canal Saúde e a Editora Fiocruz, é para os amantes de livros em geral e promove o encontro entre a escrita da academia e os temas de outros saberes. Inédito às terças-feiras, às 9h, para todos os públicos.

 

8f26e5a43221a736

(Foto: João Rodolfo do Prado / Divulgação)

 

 

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3690).

Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na página principal em web TV (acessível por computadores e dispositivos móveis).

13d6e351b6401110

A atriz Scarlet Moon e o poeta e jornalista Torquato Neto em cena do filme "Nosferato no Brasil" (Divulgação)

Todo Dia é Dia D (Composição: Carlos Pinto/Torquato Neto)

 

"Deixar uma obra que tem Marginália II, Louvação e Geléia Geral com Gilberto Gil; Destino, Let's Play That e Dente por Dente com Jards Macalé; Mamãe Coragem e Nenhuma Dor com Caetano Veloso, entre composições com Edu Lobo, Roberto Menescal e Geraldo Azevedo, não é pouca coisa. Torquato Neto saiu de cena aos 28 anos e ainda assim é figura fundamental para a música popular brasileira. Pior: não era propriamente um músico, e sim poeta."  (Paula Carvalho / Revista Bravo)

Cogito
Torquato Neto

eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora

eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim

eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranqüilamente
todas as horas do fim.