• 684f35eaf23b3199
20 de Maio de 2019

Icone show culturaAgenda

Da Redação
10:22
30/01/2019

Conheça novos roteiros para cair na folia neste Carnaval 2019

Está chegando o momento em que as serpentinas e confetes tomam contas das ruas do Brasil.

A tradição do Carnaval, legado deixado pelos povos europeus a partir do século XVII, hoje é uma festa que espalha alegria de norte a sul do país, movimentando a economia e promovendo a geração de renda nas cidades foliãs.

Neste ano, a folia será no início de março, com a terça-feira de Carnaval no dia 5.

Mas a festança começa mesmo no final de semana que antecede a data, contando com cinco dias praticamente ininterruptos de diversão.

A tarefa, agora, é se programar para curtir os dias de folga sem preocupação.

Para isso, o folião conta com o guia Viaje Legal, desenvolvido pelo Ministério do Turismo para ofrecer informações relacionadas ao clima, saúde, transporte e documentação necessária aos viajantes.

Ac8e746984a2b20d

Desfile do Galinho, Brasília / 2018 (Imagem: Divulgação)

A segurança é outro assunto que deve ganhar atenção na fase de planejamento da viagem.

É importante que o visitante contrate meios de hospedagem, guias de turismo ou agências de viagem que estejam atuando legalmente no setor e, para isso, basta acessar o site do Cadastur – o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos.

A pesquisa é pública e mostra empresas e profissionais do Brasil inteiro.

Dicas anotadas? Hora de conhecer destinos que vão além das grandes cidades carnavalescas, mas recebem nota dez quando o quesito é diversão e folia:

 

Brasília (DF)

A capital de todos os brasileiros tem se tornado também a capital do Carnaval. Isso porque, a cada nova edição da festa, Brasília se destaca trazendo shows com o que há de melhor nas paradas de sucesso, se tornando uma nova referência de carnaval no Brasil.

Para 2019, a cidade prepara o “Carnaval no Parque”, evento com apresentações de artistas brasileiros conhecidos mundialmente.

A programação vai acontecer no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e carrega o slogan “O Carnaval mais sustentável do Brasil”.

A estadia em Brasília ainda proporciona ao turista uma visita nos mais famosos monumentos cívicos do país: Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes e Museu da República, entre outros.

 

Belém (PA)

Os ansiosos para cair na folia já podem embarcar rumo à Belém, capital do Pará.

A cidade tem como tradição adiantar os festejos de Carnaval e inicia a temporada das serpentinas trazendo desfiles de Escolas de Samba (este ano, marcado para os dias 22 a 24 de fevereiro).

A festa se estende por toda a cidade e seus distritos, quando o Carnaval é celebrado no período tradicional com os famosos blocos de rua, marchinhas, bandas de fanfarra, samba, axé e pagode.

Um banho no “mar de água doce” é outro atrativo que ajuda a espantar calorão de 32ºC (média de temperatura no Pará) na região foliã.

Após o mergulho, aproveite para deliciar-se com a gastronomia escolhida como a número um pelos estrangeiros que visitaram o Brasil.

 

Guaratuba (PR)

Show em trio elétrico, desfile de escola de samba e festejo de rua é a mistura que compõe a festa de Guaratuba.

A cidade, que fica a 120 quilômetros de Curitiba, carrega o título de “maior carnaval do litoral paranaense” e reuniu, em 2018, cerca de um milhão de pessoas em três noites de evento.

Além dos atrativos oferecidos pela prefeitura, o município ainda conta com opções de festas mais reservadas e eventos à beira mar.

Por falar em mar, o mergulho nas águas salgadas do Sul também é um dos atrativos principais do Carnaval. As praias Central, de Coroados, de Caieiras e Brejatuba estarão esperando os foliões com uma vista de tirar o fôlego.

 

São Luis (MA)

O antigo e o novo se encontram no Carnaval de São Luís. Batuques, brincadeiras e personagens que remetem à história da cidade tomam conta das ruas e deixam os dias de festa ainda mais animados.

Na capital dos maranhenses, shows, atrações culturais, blocos de rua e desfile de escolas de samba estão garantidos para o feriadão. A cidade já se prepara para o Carnaval e trouxe, no domingo passado (20) um “esquenta”, com um divertido pré-carnaval.

Além da folia, a cidade tem como traço as tradições de um Brasil Colônia.

Visitar o Centro Histórico, por exemplo, faz com que o viajante tenha a sensação de “viajar no tempo” e reviver a memória dos antepassados.