Variedades

Da redação
18:01
08/09/2022

Pelé é o único futebolista estrangeiro a ser condecorado cavaleiro pela rainha Elizabeth II

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi o único futebolista estrangeiro a ter recebido uma honraria de cavaleiro da Monarquia Britânica.

Ao longo de 70 anos de reinado, a rainha Elizabeth II condecorou diversas personalidades, mas assim como ela disse em 1997, Pelé era “incomparável”.

Foi neste ano, em dezembro, que o Rei do Futebol e então ministro do Esporte foi condecorado, em Londres, com a Ordem de Cavaleiro do Império Britânico.

Rainha Elizabeth foi atração no Maracanã

Segundo o Palácio de Buckingham, a honraria equivale ao título de “Sir”, mas como ele é brasileiro, não pôde ser chamado desta forma.

Outros jogadores britânicos como Bobby Cahrlton (1994), David Beckham (2003), Harry Kane (2019) e Marcus Rashford (2021), também já receberam a nomeação.

Através das redes sociais, Pelé lamentou a morte da monarca nesta quinta-feira (8).

Sou um grande admirador da Rainha Elizabeth II desde quando a vi pela primeira vez pessoalmente, em 1968 […] Seu legado será eterno”, escreveu.

Rainha no Brasil do Rei Pelé


Em 2 de novembro de 1968, a rainha Elizabeth II visitava o Brasil pela primeira e única vez em todo seu reinado.

Na época, a monarca veio acompanhada de seu marido Philip.

Ao longo de oito dias, os representantes da Monarquia Britânica visitaram cinco capitais:
Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, depois, seguiram para a Argentina.

Durante o período em solo brasileiro, Elizabeth II participou de eventos com o então presidente da república, Artur da Costa e Silva, e visitou monumentos históricos do país.


Em seus últimos dias no Brasil, a rainha e o rei assistiram a um jogo entre as seleções do Rio e de São Paulo, no Maracanã.

Ao final da partida, Pelé e Gerson foram agraciados com um troféu “real”.

Em 1997, ao lado do então presidente Fernando Henrique Cardoso, Pelé, que era Ministro do Esporte, foi condecorado pela Rainha Elizabeth II Cavaleiro da Coroa Britânica Foto: Wilson Pedrosa/AE

--------------------

Compartilhe