• 684f35eaf23b3199
20 de Maio de 2019

Icone show culturaCultura & Variedades

Redação
09:12
05/05/2019

Propagandas históricas I

Máquina de Lavar Torga - 1963

A facilidade de ter roupas limpas com menos esforço em campanha da Torga em 1963. 

Uma mulher muito elegante falando ao telefone enquanto a máquina fazia o serviço para ela. 

O anúncio apresentava com detalhes as atividades da máquina de lavar, trazendo um mundo de facilidades. 

Um época em que o eletrodoméstico apresentado era considerado um artigo de luxo.

Por Dalmir Reis Jr

1b629bf71d13a184

 

Refrigerador Kelvinator - 1937

O luxo de um refrigerador no lar era para poucas pessoas no fim dos anos 30.

Apresentamos uma campanha publicitária do refrigerador Kelvinator, veiculada em 1937.

A dona de casa, tratada como "autoridade", endossava a qualidade do produto. Interessante notar que o mesmo recebia assistência trimestral e tinha garantia de quatro anos. 

26d9a2f794180596

 

Aprenda a Dançar (Arthur Murray) - 1958

No final dos anos 50 os bailes de formatura eram eventos sociais grandiosos, cheios de pompa e claro, com uma valsa que era aguardada por todos os presentes.

Em busca de trazer "orgulho" aos entes queridos, o Arthur Murray Studio promovia cursos de dança, em especial a valsa do baile de formatura. Interessante que, pelo fato das famílias começarem a sua formação no fim da adolescência, a formatura dos pais aconteciam quando os filhos já estavam crescendo.

O texto publicitário reforçava essa condição social: "Faça com que seu filho se orgulhe de você". 

0e321bf671ce6858

 

Chevette (Carro Econômico) - 1974

Um clássico da Chevrolet merece destaque em vários aspectos.

Um deles, era proclamado em campanha veiculada em 1974: a economia que era ter um Chevette na garagem.

O modelo amarelo tinha destaque seguido do título: "Este é um carro econômico".

O texto seguia reforçando bons atributos do carro.

 

Bd7482dea9d34d16

 

Jeans Levi's (Lavanderia) - 1984

Sensualidade à flor da pele na campanha do Jeans Levi's em 1984: belo jovem tira sua roupa na lavanderia para lavar.

Uma propaganda clássica da Levi's. Um belo rapaz entra em uma lavanderia para lavar suas roupas.

Ele surpreende e joga pedras dentro da máquina. Ele lava suas roupas com pedras, para obter essa aparência desbotada.

Campanha para promover a linha de jeans desbotados, diretamente de 1984.

 

Jeans Levi's (com Brad Pitt) - 1991

O protagonista da campanha dói o ator Brad Pitt com os seus 28 anos de idade.

O jovem Brad Pitt, com seus 28 anos de idade, protagonizou a propaganda americana para o Jeans Levi's.

O ano era 1991 e a marca investia fortemente em mídia e grandes produções publicitárias.

 

Programa Hebe Camargo - 1970

Este anúncio veiculado no começo dos anos 70 promovia o programa da grande apresentadora da TV brasileira: Hebe Camargo.

Na campanha com seu sorriso simpático, era acompanhado por uma lista de emissoras afiliadas da Rede Record pelo Brasil, onde era apresentadora da casa. 

Aef46ad0c356d356

 

Cigarrilhas Tipalet (fumante passiva) - 1969

“Assopre a fumaça na cara e ela vai acompanhar você em qualquer lugar”.

Nos dias atuais, o anúncio das cigarrilhas Tipalet seria considerado não só incorreto como de mau gosto.

Veiculado em novembro de 1969 nos Estados Unidos.

Ae9846987509e5a7

 

Casa das Cuecas (Dia dos Namorados) - 1982

“Dê para o seu namorado. Não deixe de dar para ele: temos mais de 500 artigos diferentes com etiquetas famosas e preços apaixonantes. Casa das Cuecas”.

Com duplo sentido totalmente descarado, a rede paulista Casa das Cuecas promovia os seus produtos para o Dia dos Namorados.

Um apelo ousado e ao mesmo tempo divertido. 

66040d1600f48a77

 

Royal Label Extra (mulher como objeto) - 1968

Nesta propaganda, a marca de uísque Royal Label Extra elenca os objetos que “250 homens de experiência” puderam escolher para fazer uma propaganda da bebida.

Entre um cachimbo Dunhill, uma pistola de duelo e uma garrafa do uísque, está “uma linda morena”. 

ESPERA! A mulher é considerada um objeto igual a bebidas, armas e tabaco? Em 1968, sim.

No final da propaganda, eles garantem: dentre os “250 homens de experiência”, “não houve aquele que deixasse Royal Label Extra para terceiro lugar”.

Esse anúncio parece ser o tataravó das propagandas de cerveja com mulheres na praia.

8d1e59008a08e00c