07/10/2022 17:10

Compartilhe:

A Meta, controladora do Facebook, identificou, neste ano, mais de 400 aplicativos maliciosos para smartphones que têm o objetivo de roubar informações de login dos usuários no Facebook.

Relatamos nossas descobertas à Apple e ao Google e estamos ajudando as pessoas potencialmente impactadas a aprenderem mais sobre como se manter seguras e proteger suas contas”, informou a Meta, em nota divulgada nesta sexta-feira, 7.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, mais de 1 milhão de usuários serão notificados.

Vamos avisar essas pessoas sobre terem sido expostas aos aplicativos, o que não quer dizer necessariamente que tenham sido hackeadas“, disse David Agranovich, diretor da equipe de segurança cibernética da Meta.

Os aplicativos foram listados nas lojas do Google Play (Android) e da App Store (Apple), disfarçados como editores de fotos (a maioria), jogos, serviços VPN, aplicativos de negócios e outros utilitários para enganar as pessoas e baixá-los.

Uma vez instalados no smartphone, esses aplicativos solicitavam aos usuários do Facebook suas credenciais para utilizar os recursos.

Eles tentaram incentivar o fornecimento de informações confidenciais das pessoas, para permitir que hackers acessassem suas contas”, resumiu Agranovich, que avaliou que os desenvolvedores desses aplicativos buscavam outras senhas, não apenas do Facebook.

 

LEIA TAMBÉM

Taxa de ocupação hoteleira cresce 74% nos oito primeiros meses do ano

Foi o que constatou um levantamento realizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

---------------------

A Apple ainda não se manifestou. Já o Google afirmou ter retirado da loja de aplicativos a maioria dos apps indicados pela Meta.

Nenhum dos aplicativos identificados no relatório estão disponíveis”, informou o Google à agência de notícias AFP.

 

Com informações da revista Oeste

Nos acompanhe por e-mail!