O Airlander 10, apelidado como "The Flying Bum", é uma aeronave híbrida criada pela empresa Hybrid Air Vehicles e considerada a mais longa do mundo.
A fabricante divulgou novas mudanças no dirigível, como melhorias em sua eficiência e funcionalidade — além de um comprimento ainda maior.
(Imagens: Hybrid Air Vehicles / Design Q)
O dirigível, com carga útil de 10 toneladas, pode ficar nos ar por cinco dias e alcançar mais de 6 mil metros de altura.
Ao contrário de jatos, iates ou helicópteros, o Airlander 10 pode decolar e pousar em ambientes terrestres, de gelo ou desérticos.
Ao todo, o interior da aeronave terá 320 pés de comprimento (aproximadamente de 97 metros), cerca de 5% a mais do que o projeto anterior.
A cabine de controle conta espaço interno de 2.100 pés (aproximadamente 640 m²).
Ao todo, o interior da aeronave terá 320 pés de comprimento (aproximadamente de 97 metros), cerca de 5% a mais do que o projeto anterior.
Tem capacidade para acomodar 16 passageiros em viagens noturnas e 40 passageiros para refeições.
A Hybrid Air está trabalhando em parceria com a Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e com a empresa americana Collins Aerospace para construir aeronaves que gerem 90% menos emissões de poluentes.
Por enquanto, a fabricante diminuiu a quantidade de combustível necessária para o voo do Airlander, gerando 75% menos emissões do que uma aeronave de porte semelhante.
A fabricante planeja obter a autorização da Agência Europeia para a Segurança da Aviação e da Administração Federal de Aviação para que a aeronave opere na Europa e nos Estados Unidos.
O Airlnder custará em torno de US$ 42 milhões e seu lançamento está programado para 2024, segundo o site Business Insider.