05/09/2021 09:17

Compartilhe:

A Nasa iniciou, nessa semana, os testes de voo com aeronaves de decolagem e pouso vertical (eVTOL), da Joby Aviation.

 A ideia da agência espacial dos EUA é observar o comportamento dos carros voadores em ação para, no futuro, liberar a utilização dos chamados táxis aéreos para o público de maneira mais ampla.

Os testes tiveram início na segunda-feira (30) e irão até o dia 10 de setembro, no campo de aviação da Joby Aviation, localizado na Califórnia.

Em comunicado publicado no site oficial da Nasa, Davis Hackenberg, gerente de integração da missão de Mobilidade Aérea Avançada (AAM na sigla em inglês) da agência, rotulou a campanha como “passo estratégico para acelerar o cronograma da indústria”.

Segundo o executivo, serão coletados diversos dados acústicos e de desempenho de veículos para uso em modelagem e simulação de futuros conceitos de espaço aéreo. 

Ao todo, serão utilizados 50 microfones para medir o perfil acústico das aeronaves da Joby em diferentes fases do voo. Mas o processo que levará os famosos carros voadores à popularidade é longo e trabalhoso.

E o primeiro passo é obter a regulamentação de voo junto ao órgão responsável, a Federal Aviation Administration (FAA).

Segundo alguns especialistas, ouvidos pelo site The Verge, a liberação para serviços de táxi aéreo em eVTOL deve demorar, no mínimo, 5 anos. 

Mesmo assim, a Joby revelou que pretende lançar a novidade em menos tempo, já em 2024.

Nos acompanhe por e-mail!