O supersônico civil Overture está perto de obter a certificação do FAA, o órgão regulador de avião nos Estados Unidos.
Ele quer ocupar o lugar deixado pelo Concorde, que parou de voar em 2003.
Mas o projeto é totalmente diferente do avião franco britânico, apesar do desenho da fuselagem e das asas ser bem semelhante.
Para começar, o Overture vai usar combustível 100% sustentável. E os novos motores não vão ser barulhentos como os do Concorde.
O fim das operações dele foi causado pelo alto consumo de combustível e gastos de manutenção, que se somaram a um trágico acidente ocorrido em 2000.
Um Concorde da Air France caiu logo depois da decolagem do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. 113 pessoas morreram.
O novo avião supersônico comercial deve transportar 88 passageiros e alcançar velocidades superiores a mach 1,7, o que corresponde a cerca de 2.100 km/h.
Isso faz com que uma viagem entre Nova York a Londres seja feita em apenas três horas e meia, por exemplo. Em modelos convencionais, a mesma viagem demora duas vezes mais.
----------
Mesmo sem estar aprovado, a United Airlines já anunciou a compra de 15 Overtures, com o lançamento oficial marcado para 2025.
O primeiro voo coamercial deve ocorrer em 2026.
A fabricante também está trabalhando com a FAA para estabelecer os requisitos básicos de treinamento para os futuros pilotos da aeronave.
A expectativa é de começar os testes de voo em breve.
Fonte: Olhar Digital