Ciência & Tecnologia

Da redação
18:32
21/05/2023

Os perigos da IA segundo o CEO da Microsoft

Em todo o mundo, autoridades estão preocupadas com a regulação das IAs.

Imagem: Jason Redmond/AFP

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse em entrevista à CNBC que o aspecto mais assustador da inteligência artificial é que “toda a sociedade” precisa se unir para “maximizar oportunidades e mitigar perigos” dessa tecnologia.

"Definitivamente, queremos os benefícios dessa tecnologia e queremos mitigar as consequências não intencionais. A liderança necessária e a união de todas as partes necessárias são desafiadoras, mas precisam ser feitas". Satya Nadella, CEO da Microsoft.
 

Em todo o mundo, autoridades estão preocupadas com a regulação das IAs desde a popularização desse tipo de tecnologia após o lançamento do ChatGPT.


OpenAI é independente da Microsoft, diz o CEO

• Em 2019, a Microsoft investiu US$1 bilhão na OpenAI, responsável pelo ChatGPT e Dall-E. No início do ano, a Microsoft disse que faria um investimento “plurianual e multibilionário” na startup.

Desde então, a gigante da tecnologia tem feito diversas integrações do GPT-4, modelo de linguagem generativa por trás do ChatGPT, aos seus produtos. O grande destaque vai para o Bing Chat, o chatbot da Microsoft que usa o modelo de linguagem da OpenAI.

• Recentemente, Elon Musk, CEO da Tesla, disse que a Microsoft estava efetivamente controlando a startup. Nadella rebateu a afirmação e disse que a OpenAI tem a oportunidade de competir com grandes companhias da tecnologia, como o Google e a própria Microsoft.

"A OpenAI está fundamentada em sua missão de ser controlada por um conselho sem fins lucrativos.

Temos uma participação minoritária nela, mas uma grande parceria comercial". Satya Nadella, CEO da Microsoft.

O potencial da IA no trabalho e educação

Nadella também comentou os temores de que a IA possa ocupar postos de trabalho.

O executivo disse que toda vez que surge uma tecnologia inovadora, existe a possibilidade de mudanças acontecerem no mercado de trabalho.

Também afirmou que a IA deve criar novos empregos.

"A ideia é a IA seja realmente uma ferramenta democratizadora para facilitar o acesso a novas tecnologias e a novos conhecimentos, de modo que o aumento da curva de aprendizado seja mais fácil". Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Para resumir o potencial da IA, ele fez uma analogia com a fala de Steve Jobs que dizia que os computadores “são como uma bicicleta para a mente”. Nadella considera que a IA é “uma máquina a vapor para a mente”.


Com informações de CNBC, Bloomberg e Olhar Digital.

Compartilhe