10/04/2022 06:08

Compartilhe:

A primeira equipe de astronautas totalmente privada a ser enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) chegou com segurança à plataforma nesse sábado (9).

O grupo, que vai começar uma missão científica de uma semana, foi levado pela nave da SpaceX, Falcon 9, de Elon Musk.

A missão foi comemorada como um marco das viagens espaciais comerciais.

Os quatro astronautas, representando a startup norte-americana  Axiom Space, decolaram na sexta-feira (8), do Centro Espacial Kennedy, da Nasa e 21 horas depois chegaram à ISS // Foto: Red Huber/AFP

--------------------

A cápsula Crew Dragon, levada ao espaço pelo foguete, atracou na Estação aproximadamente às 9h30 (horário de Brasília) desse sábado.

A abordagem final foi atrasada por uma questão técnica que atrapalhou a transmissão em vídeo usada para monitorar o encontro da cápsula com a estação.

O problema forçou a Crew Dragon a parar e manter posição a 20 metros da estação por cerca de 45 minutos, enquanto o controle de missão analisava o que tinha acontecido.

 

ASSISTA À ATRACAGEM

Com a atracação finalizada, foi preciso mais duas horas para que a passagem entre a estação espacial e a cápsula fosse pressurizada e checada para vazamentos.

Depois disso, as escotilhas foram abertas, permitindo que os astronautas recém-chegados entrassem na Estação.

A equipe multinacional da Axiom foi liderada pelo astronauta espanhol aposentado da Nasa, Michael López-Alegria, 63, vice-presidente da empresa para desenvolvimento comercial.

O braço direito de Alegria é Larry Connor, empreendedor imobiliário e de tecnologia e aviador acrobático de Ohio, designado como o piloto da missão.

Connor está na casa dos 70 anos, mas a empresa não detalhou sua idade exata.

O investidor, filantropo e ex-piloto de combate de Israel, Eytan Stibbe, 64, e o empresário e filantropo canadense Mark Pathy, 52, ambos servindo como especialistas na missão, completaram a tripulação.


PUBLICIDADE

------------------------
 

Eles se juntarão aos atuais ocupantes da Estação Espacial, sete tripulantes pagos por governos — três norte-americanos, um alemão e três russos.

A equipe levou duas dúzias de experimentos científicos e biomédicos que serão conduzidos na estação, incluindo pesquisas sobre saúde cerebral, células-tronco cardíacas, câncer e envelhecimento.

A missão, uma colaboração entre Axiom, SpaceX e a Nasa, foi considerada por todas as partes como um grande passo na expansão de atividades comerciais no espaço.

Com informações da Reuters

Nos acompanhe por e-mail!