O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou um projeto para organizar o monitoramento das mudanças climáticas e de seus efeitos no território nacional.
A plataforma, batizada de ImpactaClima, vai reunir e consolidar informações produzidas sobre o assunto por diferentes instituições de pesquisa.
O objetivo é articular dados de instituições de pesquisa e integrar essas informações, para estabelecer um quadro mais amplo da evolução das mudanças climáticas no país.
Até março, dados sobre clima, temperatura, atividades econômicas e características da população poderão ser acessados no portal do MCTIC.
(Arquivo / Ag. Brasil)
Será possível, por exemplo, visualizar informações por município, estado ou região, como de uma bacia hidrográfica, por exemplo.
Inicialmente, ficarão disponíveis informações sobre o semiárido brasileiro, que compreende nove estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O foco será em dados relacionados à segurança hídrica, energética e alimentar.
VEJA TAMBÉM
2020 terá 11 feriados nacionais em dias de semana
Após isenção de vistos, reservas dos 04 países aumentaram 158%
Bolsa reduz tarifas no mercado de ações para estimular pequeno investidor
Subsídio
O projeto também vai subsidiar gestores públicos e contribuir para a elaboração de políticas públicas que visem mitigar causas e os efeitos indesejados.
Segundo Márcio Rojas, coordenador de clima do ministério, o ImpactaClima permitirá a diferentes tipos de gestores, prefeitos e integrantes do governo federal, empresários e a cidadãos, orientar decisões, com base nos dados consolidados.
Governança
O projeto será coordenado por um comitê de governança formado por representantes do ministério, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
Também serão convidados integrantes de outros órgãos, como ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.
OUTROS DESTAQUES
Heroínas prometem tomar conta das salas de cinema em 2020
Netflix: minissérie sobre o Conde Drácula estreia em 04 de janeiro
Como fazer um detox (sem recorrer a sucos verdes ou dietas loucas)
Fonte: EBC