09 de Março de 2021

Ciência & Tecnologia

Redação
19:08
02/01/2020

Projeto vai monitorar mudança climática no país

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou um projeto para organizar o monitoramento das mudanças climáticas e de seus efeitos no território nacional.

A plataforma, batizada de ImpactaClima, vai reunir e consolidar informações produzidas sobre o assunto por diferentes instituições de pesquisa.

O objetivo é articular dados de instituições de pesquisa e integrar essas informações, para estabelecer um quadro mais amplo da evolução das mudanças climáticas no país.

Até março, dados sobre clima, temperatura, atividades econômicas e características da população poderão ser acessados no portal do MCTIC.

(Arquivo / Ag. Brasil)

Será possível, por exemplo, visualizar informações por município, estado ou região, como de uma bacia hidrográfica, por exemplo.

Inicialmente, ficarão disponíveis informações sobre o semiárido brasileiro, que compreende nove estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O foco será em dados relacionados à segurança hídrica, energética e alimentar.

VEJA TAMBÉM

2020 terá 11 feriados nacionais em dias de semana

Após isenção de vistos, reservas dos 04 países aumentaram 158%

Bolsa reduz tarifas no mercado de ações para estimular pequeno investidor

Subsídio

O projeto também vai subsidiar gestores públicos e contribuir para a elaboração de políticas públicas que visem mitigar causas e os efeitos indesejados.

Segundo Márcio Rojas, coordenador de clima do ministério, o ImpactaClima permitirá a diferentes tipos de gestores, prefeitos e integrantes do governo federal, empresários e a cidadãos, orientar decisões, com base nos dados consolidados.

 

Governança

O projeto será coordenado por um comitê de governança formado por representantes do ministério, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Também serão convidados integrantes de outros órgãos, como ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.

OUTROS DESTAQUES

Heroínas prometem tomar conta das salas de cinema em 2020

Netflix: minissérie sobre o Conde Drácula estreia em 04 de janeiro

Como fazer um detox (sem recorrer a sucos verdes ou dietas loucas)

 

Fonte: EBC

Compartilhe