A recordista em voos espaciais, a astronauta da Nasa Christina Koch voltou à Terra na quinta-feira (06), junto com o comandante da Soyuz, Alexander Skvortsov, da agência espacial russa Roscosmos, e Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia (ESA).
Em 11 meses de missão na Estação Espacial Internacional, a astronauta completou mais de 5 mil voltas no planeta e conduziu seis caminhadas espaciais - inclusive a primeira só com mulheres.
(Credits: Nasa / Bill Ingalls)
Sua jornada de 328 dias no espaço é o segundo voo espacial único mais longo de um astronauta dos Estados Unidos, e o mais longo entre as mulheres.
Koch é também sétima na lista de tempo acumulado no espaço para astronautas americanos com uma ou mais missões.
RELACIONADA
Maior aeronave do mundo, com muito luxo, será lançada em 2024; veja fotos
Mestre em Engenharia Elétrica e graduada em Física, Koch completou em seu tempo na Estação Espacial Internacional 5.248 órbitas da Terra, percorrendo 223 milhões de quilômetros – aproximadamente o equivalente a 291 viagens à Lua e de volta.
Ela conduziu seis caminhadas espaciais (incluindo a primeira só com mulheres), passando 42 horas e 15 minutos fora da estação.
Koch ainda preparou os primeiros "cookies espaciais".
VEJA TEMBÉM
Oscar 2020: Confira os vencedores
Sua missão oferecerá aos pesquisadores a oportunidade de observar os efeitos dos voos espaciais de longa duração em uma mulher.
A pesquisa será particularmente útil para o Programa Artemis, que planeja devolver humanos à Lua e preparar para a exploração humana de Marte.
Que o seu trabalho incentive e inspire mais meninas e meninos a desafiar o inexplorado.
Fonte: Nasa / Olhar Digital
PUBLICIDADE