13/02/2021 15:30

Compartilhe:

A Nasa fechou um acordo com SpaceX em mais de US $ 330 milhões para uma missão que lançará duas grandes peças do Gateway:

É um módulo cilíndrico que servirá como alojamento dos astronautas e uma caixa que fornecerá energia e serviços de comunicação para a estação espacial.

Tudo a bordo de um de seus foguetes Falcon Heavy "não antes de maio de 2024", confirma a Nasa em um comunicado à imprensa.

Foguete da SpaceX (Foto: SpaceX)

Para quem não está tão ambientado, o Gateway é uma estação espacial que a Nasa planeja colocar em órbita ao redor da Lua como parte do programa Artemis.

Trata-se do plano do governo americano para estabelecer presença humana permanente no espaço profundo.


Com o acordo, a Nasa afirma que os planos de estabelecer um assentamento humano na Lua dependerão dos foguetes da SpaceX.

Isso porqu a agência passou anos esperando alternativas mais baratas em relação aos foguetes anteriores, como a United Launch Alliance, uma joint venture entre Boeing e Lockheed Martin.


O programa Artemis da Nasa busca enviar um astronauta homem e uma mulher à superfície lunar até 2024.

O nome, inclusive, tem essa inspiração, já que Artemis é a irmã gêmea de Apollo, na mitologia grega.


O Gateway terá um sexto do tamanho da Estação Espacial Internacional e fornecerá aos astronautas um centro de comando, trabalho e dormitórios.

Haverá ainda uma mudança em relação às espaçonaves, que agora também serão capazes de atracar na estação espacial e poderão embarcar em um módulo lunar que os levará do Portal para a superfície lunar.

Com o apoio, a Nasa concedeu à SpaceX um contrato para levar suprimentos para a estação Gateway com o Dragon XL - uma versão atualizada da cápsula.

Com informações da Época Negócios

Nos acompanhe por e-mail!