Neste domingo, 19, o Governo de Sergipe e a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) realizaram a abertura do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do 1⁰ Fórum Latino-americano da Água.
O evento, sediado no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, reúne cerca de três mil participantes e é considerado um dos mais importantes na América Latina na área de gestão hídrica.
Governador Fábio Mitidieri enfatiza sustentabilidade e preservação
- O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, ressaltou a importância do evento na construção de um estado mais sustentável e atento à preservação dos recursos naturais.
- Ele reiterou o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e a preservação da água.
Desafios da emergência climática e segurança hídrica
- A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias, enfatizou os desafios impostos pela emergência climática, especialmente a insegurança hídrica, e a necessidade de ações rápidas e efetivas.
União institucional e parceria governamental
- Cristóvão Fernandes, presidente da ABRHidro, agradeceu a sociedade sergipana e o governo do estado pela colaboração e apoio na realização do evento, destacando a importância da parceria para o sucesso do simpósio.
Tema central do evento: 'Resiliência, Inovação e Participação'
- Com o foco em 'Resiliência, Inovação e Participação', o simpósio pretende abordar a união institucional em defesa da água.
- Autoridades como o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Giuseppe Serra Seca Vieira, e o diretor-presidente interino da ANA, Felipe de Mello Sampaio Cunha, discutiram a importância de políticas públicas eficientes na área.
Realização do 1⁰ Fórum Latino-americano da Água
- O 1º Fórum Latino-americano da Água, que acontece paralelamente ao simpósio, visa fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios sobre água e saneamento na América Latina, com a participação de um amplo espectro de instituições e representantes da sociedade civil.
Com informações da Secom/SE