15/12/2023 10:00

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Usuários do serviço de transporte por aplicativo no Rio de Janeiro enfrentam situações controversas ao solicitar o uso do ar-condicionado, com motoristas alegando defeito, categoria de serviço ou até exigindo taxas adicionais.

Em meio à onda de calor, essa prática tem gerado indignação, sendo proibida pelas empresas de aplicativo.

Cartaz avisando da cobrança para uso do ar condicionado / Foto: Reprodução

Usuários e motoristas relatam experiências
 

  • Relatos de usuários como a advogada Karina Bruno, que encontrou um aviso de cobrança extra por quilômetro rodado pelo uso do ar-condicionado, ganharam destaque nas redes sociais.
  • Por outro lado, motoristas como Carlos Cezar, que trabalha há mais de um ano pela Uber, condenam a prática, apontando danos à imagem dos profissionais.

 

Impacto do ar-condicionado no consumo de combustível
 

  • Segundo o professor Fernando Castro Pinto, da UFRJ, o uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível entre 5% a 15%.
  • Ele argumenta que, embora o uso do ar aumente os custos, a cobrança extra é injustificada, visto que outros custos operacionais do veículo também não são cobertos diretamente pelas tarifas.

 

Resposta das empresas de transporte por aplicativo
 

  • Empresas como Uber e 99 esclarecem que o ar-condicionado é um requisito para o cadastro de veículos nas plataformas, mas não impõem a obrigatoriedade de seu uso.
  • A Uber afirma que a decisão sobre o uso do ar-condicionado deve ser mutuamente acordada entre motorista e usuário.

 

Comparativo com táxis e ônibus
 

  • Diferentemente dos aplicativos, os táxis no Rio de Janeiro são obrigados a ligar o ar-condicionado durante as corridas, conforme determinação municipal.
  • Já no transporte público, apesar dos esforços da prefeitura para climatizar os ônibus desde 2016, muitos passageiros ainda enfrentam viagens sem refrigeração.

 

Avaliação e feedback pós-viagem
 

  • Tanto para Uber quanto para 99, é importante que passageiros e motoristas avaliem suas experiências após as viagens, registrando qualquer ocorrência, como parte do compromisso com a qualidade do serviço e a satisfação do cliente.

 

Com informações do O Globo

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