A Azul firmou uma parceria estratégica com a fabricante alemã de “carros voadores” Lilium para trazer ao país os aviões elétricos.
A companhia brasileira deve encomendar 220 aeronaves eVTOL da Lilium. Isso vai demandar investimentos da ordem de US$ 1 bilhão.
Essa aeronave tem autonomia para 240 quilômetros e a sua configuração é para seis passageiros mais o piloto (Fotos: Divulgação)
----------
Por meio dessa potencial malha aérea, a companhia pretende conectar grandes centros econômicos, regiões metropolitanas, cidades turísticas, condomínios residenciais e aeroportos.
“Pode ser o ‘Uber dos céus’. Como essa aeronave pode decolar verticalmente, como um helicóptero, podemos usar pequenos aeroportos ou até mesmo os helipontos instalados nas grandes cidades”, afirmou o presidente da Azul, John Rodgerson.
O presidente da Azul, John Rodgerson, disse que a ideia é criar um novo segmento dentro da companhia, com voos mais curtos
---------
Entre as rotas que a Azul avalia operar com essas aeronaves estão Campinas a Santos, Campinas a Campos de Jordão, São Paulo a São José dos Campos, Rio de Janeiro a Búzios.
“Essas aeronaves devem ser certificadas ao longo de 2024 para começarmos a operar em 2025. Já estamos conversando com a Anac [Agência Nacional de Avião Civil] para a elaboração das regras de operação desses carros voadores.”
Segundo ele, esse avião elétrico tem 36 motores e pode ser recarregado em até 30 minutos.
“O Brasil é um dos maiores mercados do mundo para helicópteros e acreditamos que esse projeto possa revolucionar esse segmento e a mobilidade no Brasil nos próximos anos”, disse.
Com informações do Valor Econômico