Após conquistar milhões de contas de instituições tradicionais, os bancos digitais começam também a oferecer crédito para compra de veículos.
Eles estão de olho em um mercado que movimenta, em média, R$ 15 bilhões por mês.
Sendo que 70% da concessão de financiamento está concentrada em cinco grandes grupos - Bradesco, Banco Votorantim, Itaú, Panamericano e Santander.
O C6 Bank começa a puxar a fila desse movimento entre bancos digitais nativos e anuncia hoje que vai enfrentar os gigantes do ramo.
Sede do C6 Bank, em São Paulo (Foto: C6 Bank/Divulgação)
O banco entra no segmento de empréstimos para compra de automóveis e comerciais leves com presença em 1,2 mil concessionárias e lojas independentes nas regiões Sul e Sudeste.
No próximo ano, a instituição financeira pretende entrar no segmento de motos e caminhões.
As parcerias com revendedores serão ampliadas mês a mês em 2022, com meta de chegar a 14 mil lojas em "um estágio de maturidade", informa Ricardo Bonzo, responsável pela área de veículos no C6.
"Estamos preparados para sustentar o crescimento que planejamos", diz.Ricardo Bonzo do C6 Bank (Foto: Wanezza Soares/C6 Bank)
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O banco vai usar inteligência de dados para simplificar o processo, solicitando menos documentos e garantias do tomador de crédito, sem abrir mão da segurança e da qualidade da concessão.
Com dados do CPF ou da CNH do consumidor, além da placa ou chassi do veículo, a aprovação do financiamento pode ocorrer em 15 a 20 minutos.
Para o lojista, o valor do crédito será enviado via Pix em operações que podem ser feitas em qualquer dia, incluindo finais de semana e feriados.
Segundo Bonzo, ao longo de novembro foram feitas operações-piloto envolvendo 60 lojas.
(Reuters)
Sobre a oferta de juros competitivos, Bonzo afirma que os bancos digitais têm a vantagem de ter estrutura de custos mais enxuta - não possuem agências, por exemplo.
As taxas, aliás, vão variar de acordo com o perfil de risco do cliente.
O C6 Bank, que tem o gigante americano JP Morgan como sócio, diz não ter limitação de funding.
Outro passo do banco digital será a criação, no fim do primeiro trimestre de 2022, de carteira de autofinanciamento, o empréstimo pessoal que também coloca o automóvel como garantia.
Com informações do Estadão Conteúdo