19/03/2022 14:32

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As empresas do segmento de doces e chocolates estão otimistas com a perspectiva de vendas na Páscoa deste ano.

Os donos de pequenos negócios do setor sofreram um forte impacto no mesmo período de 2020, resultado das medidas restritivas contra a Covid-19.

De olho nos aprendizados decorrentes da crise, essas empresas investem para atrair os clientes para as lojas, mas sem descuidar da sua presença on-line.

Levantamento feito no ano passado pelo Sebrae e pela associação de produtores artesanais Bean to Bar Brasil já mostrava que metade dos empreendedores contavam com plataformas próprias para vendas em ambiente virtual.

Os consumidores estão cada vez mais habituados a comprarem esses produtos especiais via internet.

Então, as expectativas continuam bastante positivas para as vendas na modalidade on-line para Páscoa deste ano”, explica a analista Mayra Viana, da Unidade de Competitividade do Sebrae.

Investir na criação de uma própria plataforma pode ser a alternativa para oferecer mais segurança aos clientes e alavancar a comercialização para pequenas empresas do setor.

 

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Para quem está procurando por boas referências e inspirações, o Instagram está cheio de ideias e sugestões.

Existem vários perfis de confeitarias que apontam dicas e tendências. Um bom atalho pode ser a busca por hashtags.

Um exemplo bem simples é procurar por #Páscoa2022.

Com ela, é possível conferir as fotos que foram publicadas este ano”, comenta Mayra.


Segundo a analista, as novidades que surgiram em 2021 devem se consolidar em 2022.

Um modelo que chama muito a atenção é o ovo de Páscoa plano, que é uma barra de chocolate em formato de ovo decorado com confeitos ou até mesmo com duas camadas e um recheio dentro”, avalia.


Outra ideia que se mantém em alta é o kit para finalizar a decoração, uma excelente opção para envolver crianças ou amigos na hora de enfeitar os ovos.

Essa é uma tendência mais lúdica e que vem ganhando força desde o ano passado. Os ovos de colher também vêm sendo muito comercializados.

Além disso, a nova onda dos bentô cakes atingiu a Páscoa, incluindo as mensagens bem-humoradas dos bolinhos coreanos também nos produtos feitos à base de chocolate”, acrescenta Mayra.

 

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Para atrair os clientes é importante ter uma comunicação clara nas redes sociais.

Para isso é necessário, dentre outras iniciativas, disponibilizar o cardápio, mostrar as novidades e engajar os seguidores por meio de stories, mostrando os bastidores e as encomendas.

O que a gente mais vê nas pesquisas é que o boca a boca é muito relevante. Por isso, a gente fala que não adianta só fazer uma venda.

É importante encantar o cliente no atendimento, na transparência e no cumprimento de prazos para que ele realmente fique encantado e indique a loja para os seus amigos e familiares”, recomenda a analista.

Já para equilibrar o orçamento, neste momento de aumento dos custos com matéria-prima e outros insumos, é preciso rever os produtos que estão ofertando.

Isso em razão de que os consumidores buscam a melhor relação custo-benefício. Dessa forma, talvez não seja um ano de investir em produtos muito sofisticados, por exemplo.



A dica é apostar em alimentos simples, mas que tenham qualidade.

Por isso, vale a pena apostar em opções que cabem no bolso do consumidor, no formato de doces menores e mais simples para que o preço final fique competitivo!”, sugere Mayra.

Pode ser necessário também rever o valor de oferta e produção e priorizar aqueles itens que têm uma boa saída e lucratividade.

“Os empresários que puderem garantir um afago para o bolso do consumidor, com um bom produto, com preço justo, vão sair na frente”, alerta Mayra Viana.

 

Com informações do Sebrae

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