A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria da Família, da Inclusão e da Assistência Social (Semfas), está reforçando a importância do programa ‘Destina Socorro’, uma iniciativa que permite a destinação de 3% do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
O objetivo é promover políticas públicas voltadas à infância e adolescência, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outras.
Por meio do programa, o contribuinte pode destinar parte do IR diretamente a projetos sociais no município, sem custo adicional. Os valores, que normalmente seriam encaminhados à União, permanecem no município e são utilizados em ações voltadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Com os recursos arrecadados, a Prefeitura pode celebrar convênios com organizações sem fins lucrativos, como o Instituto Piabinha e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que desenvolvem projetos sociais no município.
Instituto Piabinha: atende cerca de 115 crianças com ações de prevenção às drogas e à criminalidade.
“Para que o projeto continue acontecendo, precisamos da contribuição dos socorrenses. Não custa nada além do que já foi declarado”, afirma Givaldo Santana, presidente da instituição.
Apae Socorro: atua com estímulo sensorial, oficinas pedagógicas, fisioterapia, informática e programas de prevenção à automutilação e suicídio.
“O Destina Socorro traz benefícios extremamente importantes para a instituição e para as crianças atendidas”, destaca a coordenadora Anair Viana.
De acordo com o secretário da Semfas, Gledson Oliveira, o programa permite transformar vidas por meio de investimentos em projetos locais, ao mesmo tempo que fortalece a cidadania ativa:
“Essa é uma forma de manter os recursos no município e aplicá-los diretamente em ações que beneficiam nossa população mais jovem”, afirma.
Com informações da Prefeitura de Socorro
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.