A cidade de Aracaju está celebrando a culinária local com a realização do Festival do Caranguejo, que acontece na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia.
O evento, que vai até o próximo domingo, 3 de dezembro, é uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, Fecomércio/SE, Sesc/SE, Senac e Abrasel/SE.
O festival tem como objetivo promover a gastronomia sergipana, destacando o caranguejo como um dos principais símbolos da região.
Foto: Michel de Oliveira/Secom
Variedade gastronômica com 18 restaurantes expositores
- O evento conta com a participação de 18 restaurantes que apresentam pratos criativos com o caranguejo, evidenciando a versatilidade deste crustáceo na culinária local.
- A iniciativa busca atrair tanto turistas quanto moradores, movimentando a economia e fomentando o setor de bares e restaurantes.
Expectativas e repercussões do festival
- Jorge Fraga, secretário municipal de Turismo de Aracaju, enfatiza a importância da divulgação do festival em grandes cidades brasileiras e a expectativa de crescimento no turismo e na economia local.
- Bruno Dórea, presidente da Abrasel/SE, e João Guilherme Almeida, proprietário do restaurante Maria Farinha, destacam o festival como um impulsionador do desenvolvimento econômico e cultural da região, promovendo a gastronomia e gerando empregos.
Programação cultural e impacto no turismo
- Além da oferta gastronômica, o Festival do Caranguejo conta com uma programação cultural organizada pela Funcaju, incluindo apresentações de artistas locais entre as 18h e 22h, um espaço kids, e a participação do projeto “A arte de semear”.
- Denio Azevedo, servidor do Ministério da Cultura em Sergipe, ressalta o papel significativo de eventos gastronômicos no turismo, especialmente em períodos de transição sazonal, e como eles contribuem para a memória afetiva e a identidade cultural da cidade.
Com informações da PMA