A Ford comunicou nessa segunda-feira (11) o fim da sua fabricação brasileira de carros.
A fabricante informa que manterá no Brasil apenas a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista.
Atualmente, a montadora faz o Ecosport, o Ka e o Ka Sedan na planta de Camaçari (BA), mesmo local onde o Bronco foi flagrado há pouco tempo. J
á na fábrica cearense em Horizonte, a Troller produz o jipão T4.
A fábrica de Taubaté, no interior paulista, é responsável pela produção de motores e transmissões.
(Foto: Georges Gobet/AFP)
O anúncio da saída do Brasil pegou até mesmo o governo de surpresa.
O Polo de Camaçari, na Bahia, inclusive, foi todo formado com fornecedores e mão de obra ao redor da Ford.
Ford Maverick virá da linha de montagem em Hermosillo, no México (KG Design/Projeção)
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Mesmo com a notícia do fim de seu catálogo por aqui, a montadora garantiu que abastecerá o Brasil com veículos importados.
A picape Maverick virá importada do México. Como parceiro comercial do Brasil, o país exportará a off-road sem pagar os 35% de taxa de importação.
Ou seja, é possível que a Maverick desembarque com preços competitivos para encarar a Fiat Toro.
Assim como a picape, o SUV elétrico Mustang Mach E e o Bronco também são fabricados no México e devem vir ao Brasil sem o acréscimo do imposto de importação.
Em relação à nova geração da Ranger, nada muda. A picape seguirá da fábrica de General Pacheco, na Argentina, diretamente ao Brasil.
A montadora norte-americana também incluiu a versão Black (que adota acabamento na cor preta) ao catálogo da Ranger no Brasil. Ela também virá do País vizinho.
Com informações do Jornal do Carro/Estadão