Economia & Negócios

Assessoria
14:59
06/12/2022

Novo abatedouro frigorífico instalado em Lagarto deve gerar 300 empregos

O estado de Sergipe ganhou mais um novo abatedouro frigorífico.

Com investimento de R$ 12 milhões e capacidade para abater 300 animais por dia, foi inaugurado, nessa segunda-feira (05), a mais nova filial do Frigorífico D’ Matta, no município de Lagarto.

Durante visita às instalações, o governador Belivaldo Chagas entregou à empresa, o Certificado do Serviço de Inspeção Estadual – SIE, emitido pela Emdagro, autorizando o funcionamento do local. 

Fico feliz em ver que a gente vai ter a reabertura já a partir dessa semana, do Frigorífico D’Matta, que vem atuar aqui no município.

Depois das devidas adaptações, aqui vai ter condições de abater 300 bois por dia. Graças a Deus, um grupo privado, que já tem expertise no estado da Bahia, está investindo nesse frigorífico, para que a gente tenha uma carne de qualidade e totalmente fiscalizada, sem nenhum problema.

Fico feliz, está aí a resposta de quem tem compromisso.

Tudo foi  feito em parceria com a iniciativa privada, com a Prefeitura de Lagarto e o Estado acompanhando naquilo que cabia. Portanto, é mais desenvolvimento industrial para Sergipe”, pontuou o governador Belivaldo Chagas. 

Com anos no ramo de matadouro, o Frigorífico D´Matta, do empresário Valdomiro de Jesus Silva, possui sua matriz no município de Ribeira do Pombal, Bahia, e implantou, com recursos próprios, uma filial no município sergipano de Lagarto, com o intuito de atender a todo o estado, especialmente  as regiões do Centro Sul e Sul. 

De acordo com a sócia administrativa da empresa, Bianca Pimentel, a vinda para o estado se deu pela perspectiva de ampliação do mercado.

A gente é uma empresa privada com 15 anos de experiência.

Quando surgiu a possibilidade da licitação, a gente agarrou com todas as forças e, desde então, são praticamente quatro anos de luta para que a gente pudesse abrir aqui.

A gente visa proporcionar geração de emprego não somente para Lagarto, mas para todo o estado de Sergipe – cerca de 300 empregos, diretos e indiretos -, e garantir, para toda a população sergipana, uma carne bovina de qualidade, inspecionada.

Vamos começar com bovinos, mas acredito que, daqui para frente, a gente pode amadurecer a ideia de abater outras espécies animais, como caprinos, ovinos e suínos também”, disse. 

Certificação e fiscalização 

Por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), através do Serviço de Inspeção Estadual - SIE, o Estado orienta o empreendimento para a preservação da saúde pública, assegurando a inocuidade alimentar ao garantir a integridade dos produtos, coibir o abate clandestino, além de ampliar o mercado para produtos de origem animal e contribuir para que os estabelecimentos atendam a legislação vigente.

A fiscalização e certificação para frigoríficos no processamento de produtos de origem animal processados em frigoríficos tem como objetivo garantir à população a segurança de que esses produtos serão elaborados de forma segura, sem risco de ocasionar doenças transmitidas por alimentos.

Empregos 

Vislumbrando o aquecimento da economia, a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, ressaltou a importância do empreendimento para a região.  
 

É um dia de muita alegria para todos nós. Um caminho vitorioso, graças a Deus e ao governo do Estado, que deu todo o apoio para que hoje a gente estivesse aqui, com o Frigorífico D´Matta sendo aberto e inaugurado no nosso município, trazendo mais de 300 empregos, de forma direta e indireta, para o nosso povo.

Temos aqui em Lagarto, mais de 300 marchantes que precisavam muito que esse abatedouro fosse aberto.

Com este abatedouro, eles não precisarão ir para fora, o que encarecia o seu trabalho.

Então, hoje eu acredito que seja um sonho realizado para cada um deles. Vai potencializar ainda mais a nossa economia, trazendo emprego e gerando renda para o nosso povo”, destacou. 

Já para o estoquista Robson Pereira dos Santos, a expectativa é de crescimento profissional com nova oportunidade de trabalho.

Antes de ser chamado para trabalhar estava fazendo apenas bicos, então estou muito esperançoso por retornar ao trabalho com carteira assinada”, comemorou

Compartilhe