A Toluna, empresa que fornece insights em tempo real sobre os consumidores, realizou pesquisa com 835 pessoas em todas as regiões do país sobre o nível de satisfação com o PIX.
O levantamento foi em parceria com o Centro de Estudos em Finanças (FGVcef) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP),
O resultado revelou que 94% dos participantes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o PIX, 88% dos respondentes acharam prático e inovador e 80% alegaram que é seguro.
Quando foram questionados se conheciam o PIX, houve um crescimento nessa terceira pesquisa, em relação às demais.
Agora, 95% afirmaram saber do que se trata, enquanto no primeiro levantamento, 77% alegaram ter conhecimento.
Em relação aos meios em que foram informados do novo meio de pagamentos, 68% informaram que souberam por bancos, já 65% alegaram que foi através das mídias e 35% pesquisaram.
Entre os participantes, 77% responderam que já se cadastraram no PIX, 19% irão se cadastrar depois e 4% não pretendem ingressar no PIX.
Entre os que não aderiram, 50% não sentiram a necessidade e 26% não tiveram tempo.
A consulta também revelou que 92% sabem o que é a chave PIX. 65% cadastraram o CPF, enquanto 43% foram pelo e-mail, 41% o número do telefone e 28% chaves aleatórias.
Entre os motivos das transferências através do PIX, 82% informaram que foi para amigos e familiares e 51% para pagar produtos e serviços.
O PIX é o recente meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central realiza e recebe transferências em menos de 10 segundos, durante 24 horas e 7 dias por semana de forma gratuita.
O estudo completo está disponível no site da FGV.