O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo e inovador, criado pelo Banco Central em novembro de 2020, e hoje já é o meio de transferência mais utilizado pelos brasileiros.
Fatores como praticidade e agilidade, fazem dele o preferido entre os usuários do sistema bancário, que cada vez mais estão deixando de utilizar o TED e DOC.
Além de transferir, também é possível efetuar pagamentos de contas via Pix.
A Ágape Sistemas vem estudando essa nova modalidade, desde o início do ano, e de que forma ela poderia ser implantada como melhoria para a gestão pública e, consequentemente, para os cidadãos.
"Planejamos e adaptamos, de forma pioneira no estado, os nossos sistemas para oferecer a cobrança via Pix, através da geração DAM (Documento de Arrecadação Municipal) com o código QRCode, e hoje apresentamos ao mercado, juntamente ao Banco do Brasil, uma tecnologia segura, simples e que traz um impacto positivo na vida das pessoas."
Como funciona?
A partir de agora, para os clientes que tiverem convênio com o Banco do Brasil, o sistema AgTributosWeb Ágape Sistemas poderá ser configurado para gerar as DAMs com o QRCode, podendo ser gerada individual ou em lote.
A solução de arrecadação integrada permite ao ente público, cliente do Banco do Brasil, receber tributos e taxas diversas através da emissão de guias não compensáveis, com código de barras (Padrão Febraban) e QR Code padrão Pix (BR Code).
Esta nova funcionalidade promove um grande avanço na gestão tributária, pois, ao unificar as formas de recebimento, o ente público ganha em agilidade e simplicidade, propiciando uma melhora significativa na jornada do contribuinte.
O boleto tradicional, com código de barras, continua sendo emitido normalmente. Ou seja, nada muda para aqueles que preferem utilizar as modalidades já conhecidas.
O Pix chega para ser uma opção a mais para o contribuinte efetuar seus pagamentos.
O servidor também não terá qualquer trabalho a mais, uma vez que a oferta do pagamento via Pix já está integrada ao sistema e ao Banco do Brasil.
Vantagens do Pix para os clientes:
- Modernização da gestão.
- Facilidade de pagamento para o contribuinte.
- Crescimento na arrecadação.
- Rapidez na transação: pagamento efetuado em poucos segundos.
- Transação disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Segurança nos pagamentos.
- Total automação do processo.
Fonte: Assessoria