Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou um aumento de 935,31% na população em situação de rua no Brasil, saltando de 21.934 pessoas em 2013 para 227.087 até agosto de 2023.
Imagem: José Cruz / Agência Brasil
Causas da situação de rua
- A pesquisa identificou como principais causas a exclusão econômica, ruptura de vínculos familiares e problemas de saúde mental.
- Entre os fatores econômicos, o desemprego é significativo, enquanto problemas familiares e uso de álcool e drogas também são relevantes.
Análise detalhada dos motivos
- Marco Antônio Carvalho Natalino, especialista do Ipea, destaca que problemas familiares são mais comuns entre aqueles que passam mais tempo nas ruas, enquanto questões econômicas como o desemprego são associadas a períodos mais curtos.
Migração interna e internacional
- A pesquisa revela que a maioria das pessoas em situação de rua migra de periferias para centros metropolitanos e que 60% delas não vivem na cidade natal.
- Além disso, 4,7% são estrangeiros, com uma alta porcentagem proveniente da Venezuela e Angola.
Perfil racial e etário da população de rua
- A composição racial indica que 69% são negras, com uma idade média de 41 anos.
- O estudo também mostra a distribuição etária, com destaque para jovens, idosos e crianças entre a população de rua.
Diretrizes do STF para assistência
- O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que estados e municípios sigam a Política Nacional para a População em Situação de Rua, visando a proteção e assistência adequadas a esse grupo vulnerável.
Com informações do O Antagonista