27/02/2022 07:32

Compartilhe:

Líderes dos principais governos da União Europeia e dos Estados Unidos aprovaram, nesse sábado (26), a retirada do governo russo do sistema financeiro Swift.

Inicialmente, a medida afetaria apenas algumas instituições bancárias russas, tendo como intenção enfraquecer o país, afetando, principalmente, o rublo.

As medidas concretas devem ser detalhadas nos próximos dias. 
 


Veja abaixo o que é o Swift

Reprodução

Swift é uma artéria do sistema financeira global que permite a transferência rápida e fácil de dinheiro através de fronteiras.

Seu nome significa Sociedade para Telecomunicação Financeira Mundial entre Bancos, na sigla em inglês.

Criado em 1973 e baseado na Bélgica, o Swift conecta 11 mil bancos e instituições em mais de 200 países.

Não é, porém, um banco tradicional. É uma espécie de sistema de mensagens instantâneas que informa usuários quando pagamentos foram enviados e quando eles chegaram ao destino.

Ele envia mais de 40 milhões de mensagens por dia, e trilhões de dólares passam de mão em mão entre empresas e governos.

Acredita-se que mais de 1% dessas mensagens envolvam pagamentos russos.


LEIA TAMBÉM

Telegram atende Alexandre de Moraes e suspende contas ligadas a Allan dos Santos no Brasil

A decisão do aplicativo, efetivada nesse sábado (26), suspende os três perfis ligados a Allan dos Santos.

----------------------

O Swift foi criado por bancos americanos e europeus, que não queriam que uma única instituição desenvolvesse seu próprio sistema e tivesse um monopólio sobre essas transações.

Hoje a rede é de propriedade conjunta de mais de 2 mil bancos e instituições financeiras.

É gerenciada pelo Banco Nacional da Bélgica, em parceria com grandes bancos centrais de várias partes do mundo — incluindo o americano Federal Reserve e o Banco da Inglaterra, do Reino Unido.

O Swift ajuda a tornar possível o comércio internacional seguro entre seus membros e supostamente não toma partido em disputas entre nações participantes.

Nos acompanhe por e-mail!